Como fazer jogos educativos com materiais recicláveis

4.9/5 – (8 votes)

Buscando ideias para passar um tempo com seus filhos e curtir um pouco nesse trágico momento de pandemia que estamos enfrentando? Então fique ligado neste artigo pois aqui você encontrará as melhores dicas sobre como fazer jogos educativos com materiais recicláveis sem gastar um real, apenas usando itens que iriam para o lixo! 

Além de ser uma forma sustentável de brincar com seus filhos, irmãos, netos ou sobrinhos, você ainda ajuda a desenvolver ainda mais a criatividade dessa criança! Caso você não vá brincar com nenhuma criança, que tal fazer esses brinquedos e doar para crianças carentes? Essa é uma excelente ideia para garantir um sorriso no rosto das crianças! 

🎲Jogos de tabuleiro caseiro – como fazer e dicas para brincar com as crianças

🎲Aprenda como fazer jogo de tabuleiro de papel

🎲Hora da diversão: descubra como fazer slime

como fazer jogos educativos com materiais recicláveis

 

Telefone sem fio

Falando em como fazer jogos educativos com materiais recicláveis, não podemos deixar de citar o famoso telefone sem fio! Muitas pessoas brincam de telefone sem fio falando uma frase, passando para o colega do lado e última pessoa repete a frase que recebeu totalmente diferente da frase original. Essa é apenas uma maneira de brincar de telefone sem fio.

Você sabia que é possível fazer um “Telefone” usando apenas garrafas pets ou latas para brincar? Se for usar garrafas pet, basta que você divida as garrafas e use somente a parte superior, se um adulto for criar o brinquedo, passe fogo nas bordas para que a criança não se machuque.

Se você for uma criança, passe fita na borda e amarre o barbante no bico da garrafa para brincar! 

 

Dama

 

 

A dama é um excelente jogo para treinar a paciência e concentração das crianças. Para fazer esse jogo com materiais recicláveis, é preciso que você tenha uma pequena placa em MDF ou um bom pedaço de papelão que servirá como tabuleiro. Faça quadradinhos pelo tabuleiro e pinte metade de uma cor e metade de outra, pegue 12 tampas de garrafas de uma única cor e 12 de outra cor.

Feito isso, você já pode jogar! 

Jogo da memória

Com caixa de leite:

Busque inspirações de desenho na internet e faça dois de cada ou imprima. Recorte a caixa de leite para que ela fique aberta, depois recorte também os desenhos e cole-os sobre a caixa.

Feito isso, recorte os desenhos colados na caixa e brinque! A caixa de leite serve apenas para dar firmeza ao papel.

Jogo dos palitos

Para esse jogo, você vai precisar apenas de uma garrafa, palitos e tampas. Peça para um adulto fazer furos por toda a garrafa, na espessura dos palitos. Coloque as tampas no topo da garrafa (para isso você terá de virá-la de ponta cabeça) e depois os palitos nos furos.

Feito isso, vire a garrafa e brinque com os amigos retirando os palitos sem deixar as tampas cair! Quem derrubar mais tampas perde.

 

 

Importância de fazer jogos com materiais recicláveis

Além de ser extremamente importante para o meio ambiente, já que reaproveita materiais úteis que iriam para o lixo e provavelmente descartado na natureza, contribui para evitar certos desperdícios. 

Outro ponto importante a ser ressaltado é que ao criar joguinhos ou brinquedos com materiais recicláveis, você aflora ainda mais a criatividade da criança, tanto na criação do jogo quanto nas jogadas.

É cientificamente comprovado que crianças aprendem brincando, por isso, a maioria dos jogos mostrados acima buscam passar um tipo de ensinamento para as crianças, seja para aprendizado, coordenação motora ou apenas divertimento, as crianças com certeza vão aprender algo com brincadeiras!

Itens como ferros, papelão e plásticos podem ser facilmente usados na criação de jogos com materiais recicláveis. 

Espero que com  este artigo você tenha aprendido a como fazer jogos educativos com materiais recicláveis! 

Gostou do nosso artigo sobre jogos educativos? Então salve esse artigo na sua pasta de Dicas de como construir coisas no Pinterest e não se esqueça de compartilhar com as amigas que também gostam de inovar nos brinquedos.


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *