Conheça a importância e saiba o que fazer no dia de finados

4.7/5 – (7 votos)

O dia de finados é comemorado no dia 2 de novembro e é considerado um feriado religioso pela Igreja Católica. 

A data é para destinar orações aos familiares e parentes que já morreram. Além disso, é um dia que muitos escolhem para ir visitar os túmulos e levar flores também.

História do dia de finados

A data é celebrada no dia 2 de novembro em associação ao dia de todos os santos, pois a Igreja Católica procurou destacar essas orações em dias próximos.

O dia de todos os santos é marcado por orações para aqueles que tiveram graças em sua passagem pela Terra, e conseguiram obter a remissão de seus pecados. Com isso, se tornaram intercessores das orações dos fiéis.

Como essa data é marcada no dia primeiro de novembro, pareceu oportuno aproximar a celebração de finados, pois assim o clima de orações para aqueles que já partiram se perpetua e é celebrado da maneira adequada, com preces e rezas.

Missas   

A igreja católica programa diversas missas para destinar suas orações aos falecidos, pois é uma maneira de reunir os fiéis para rezar juntos e dar apoio aos familiares.

Geralmente, os cultos podem ser marcados dentro dos cemitérios das cidades, pois assim, é possível além de destinar orações, fazer uma visita aos túmulos dos entes queridos.

Os bispos e padres se reúnem para celebrar as missas para seus fiéis, a fim de propagar a fé e acompanhar seus súditos em uma data tão delicada, pois são rodeadas de sentimentos de tristeza, saudade e luto. 

🙇‍♀️Dia de nossa senhora aparecida: história religiosa

🙇‍♀️Festa de dia das bruxas – como aproveitar essa festa tradicional americana

🙇‍♀️O que é o dia das bruxas, conheça a história da festa

Tradições

 As tradições mais conhecidas do dia de finados é a celebração de missas, visitas a cemitérios, comprar flores para colocar nos túmulos e realizar orações aos parentes queridos. 

Além disso, é tradição de algumas famílias preparar comidas que seus entes queridos mais gostavam, como forma de celebrar e homenagear essas almas. 

Alguns acreditam que essas almas voltam para passar o dia de finados junto a suas famílias, por isso, acender uma vela é uma maneira de destinar luz para seus entendes queridos. 

As famílias ainda optam por deixar homenagens nos túmulos que guardam os corpos de pessoas queridas, muitas vezes, são marcadas nas lápides e muitas flores são colocadas. 

 

Conclusão

O dia de finados é celebrado um dia após o dia dos santos, pois a Igreja Católica vê como uma forma de fortalecer as orações destinadas aos mortos, sejam pessoas comuns ou santos e intercessores do senhor. 

A importância dessa data é homenagear os entes queridos que partiram dessa vida, além de ser uma data para destinar as orações e preces. 

As tradições servem para honrar e lembrar dessas pessoas, presentear os túmulos com flores, acender velas e relembrar os momentos vividos juntos são uma das principais atitudes desse dia. 

Dessa forma, é uma data importante tanto para os fiéis católicos, quanto para o restante das pessoas que perderam alguém e querem destinar suas condecorações.

Portanto, o dia de Finados é marcado pela solidariedade aos sentimentos de luto e saudade de todos.  

Gostou do nosso artigo sobre dia de finados? Então salve esse artigo na sua pasta de Religião no Pinterest e não se esqueça de compartilhar com as amigas que também gostam de conhecer mais sobre datas importantes!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *