Dentro da indústria de plásticos, que é tão importante para o mercado, em geral, convém entender como é que funciona o processo para fabricação desses produtos.
Afinal, são diferentes tipos de processos utilizados para fabricar os plásticos dentro do mercado, como o método de injeção, por extrusão ou por sopro.
Pensando em explicar um pouco mais sobre a indústria de plásticos e como funciona o processo de fabricação de cada tipo, não deixe de ler este conteúdo até o fim. Vamos lá!
O uso dos termoplásticos para fabricar esses produtos!
O termoplástico trata-se de um material que é bastante usado para fabricar diferentes tipos de produtos plásticos.
Para isso, ele é submetido a um processo de aquecimento e de fusão diferentes vezes, o que faz com que ele seja moldado e remodelado.
Esta, aliás, é uma característica importante porque torna esse material muito fácil de ser reciclável.
Agora que falamos sobre o uso do termoplástico para fabricação desses produtos, é hora de saber quais os principais processos usados na indústria de plásticos.
Fabricação por injeção
O primeiro tipo de processo para fabricação de plásticos é o método por injeção, que ocorre com a fundição de um determinado polímero de modo a moldá-lo da forma mais adequada possível, conforme a finalidade desejada.
São muitos os produtos plásticos que podem ser feitos a partir desse processo, como brinquedos, eletrônicos e outras peças de diferentes tamanhos.
Esse processo de fabricação por injeção tem início pelo transporte de grânulos plásticos, as resinas, até um sistema de alimentação que compõe a máquina injetora.
O material então passa através de um cilindro aquecido, e esse possui uma rosca tipo transportadora, e é nele que acontece a fusão dos grânulos, de modo a formar um tipo de massa plastificada.
Depois disso, acontece dessa massa ser empurrada por meio da rosca através de um molde, para que se possa fazer a confecção do produto final.
Assim que essa peça é finalizada, então os operadores que são responsáveis por fazer a inspeção realizam o processo de acabamento, de acondicionamento ideal e transportam as peças.
Fabricação por extrusão do plástico
Um outro processo de fabricação de plástico que é muito famoso é o de extrusão, e ele acontece pela produção dos filmes plásticos, utilizados como insumos para produzir as embalagens flexíveis com várias aplicações.
O material que é produzido a partir do processo de extrusão é usado para fabricar as embalagens utilizadas dentro do segmento de alimentos, como aqueles para embalar feijão, macarrão, arroz, etc.
Além disso, eles ainda são usados para empacotar muitas unidades de um único produto, as famosas “packs”, como aquelas de produtos de limpeza, de higiene ou mesmo alimentícios.
Fora essas aplicações, o processo para transformar ainda é usado para produzir filmes planos no segmento agrícola, entre outros produtos.
Fabricação por sopro do plástico
O terceiro processo para fabricação de plástico é chamado de sopro e o uso desse tipo de produto é comum para embalagens que são mais rígidas e utilizadas nas mais variadas aplicações.
Este é um processo que começa com a realização do transporte das resinas até um sistema de alimentação dessa máquina conhecida por extrusora.
Logo depois, o material vai passar através de um cilindro aquecido que contém uma rosca transportadora, local onde ele vai ser fundido para que possa formar um tipo de massa plastificada.
A massa, então, irá formar um tipo de produto extrusado e que tem o formato cilíndrico e que é oco por dentro.
Depois que esse produto deixa a matriz, então ele vai ser colocado no interior de um molde e este deve ter o formato daquela peça que vai ser produzida.
É neste molde que acontece o recebimento da pressão externa por sopro de ar comprimido, de forma que ele vai assumir o formato da peça que se deseja.
Com o resfriamento feito da maneira certa, acontece então a extração da peça diretamente do molde, no formato desejado.
Assim, acabamos de explicar os três tipos principais de processos para fabricação do plástico, mas mais importante do que o tipo, é escolher um material que seja de qualidade para produzir o plástico.
Apenas assim você vai ter a certeza de que o produto final será da mais alta qualidade e que vai atender exatamente ao que se deseja.
A Geomembrana: Conheça mais sobre ela
O plástico tipo geomembrana é muito usado com a finalidade de impermeabilizar diferentes áreas de grande tamanho.
Essas membranas geossintéticas são indicadas para aquelas áreas que encontram-se sujeitas a sofrer com movimentações e com as vibrações provenientes da natureza.
Por isso, é fundamental que elas sejam produzidas a partir de materiais com a mais alta qualidade em sua composição.
De modo geral, esse plástico tipo geomembrana é fabricado de maneira industrial no formato de bombina, sendo distribuído posteriormente e sendo possível uni-lo em painéis de grande tamanho para aplicação em locais diversos.
O uso das geomembranas é muito importante porque esse material conta com uma alta resistência aos raios ultravioletas e aos ataques químicos.
Independente de qual seja a situação, elas trazem uma grande segurança e ajudam a proteger o local no qual são aplicadas.
Conclusão
Como visto aqui, na indústria de plástico há vários processos utilizados para a fabricação destes produtos e aqui mostramos quais os principais.
Neste texto, mostramos a você como é que funciona os diferentes processos para fabricação do plástico e ainda o que é o plástico tipo geomembrana.
O que achou do conteúdo de hoje sobre conheça os processos de fabricação na indústria de plásticos?
Veja mais em Conversa de Comadre.
Deixe um comentário