plantar tomilho

Descubra como plantar tomilho

Rate this post

O tomilho é um subarbusto nativo dos países mediterrâneos, que pode crescer até 30cm. Por ser uma planta pequena, o tomilho cresce bem em vasos, jardineiras, jardins e canteiros. A melhor forma de ter esse tempero sempre fresquinho e por perto é plantar tomilho em casa.

Ele tem um leve sabor cítrico e picante e um aroma muito perfumado. No Brasil, existem três variedades muito populares: o comum, o limão e o rastejante. Todos eles possuem características de cultivo muito semelhantes, ou seja, não importa que tipo de tomilho você tenha em sua casa, o cuidado é o mesmo.

Benefícios do tomilho

Além de dar sabor e aroma aos mais diferentes pratos, o tomilho traz benefícios à saúde.

As pequenas e delicadas folhas contêm grandes quantidades de complexos de vitaminas C, D e B. Inclusive, é uma fonte de iodo e ferro.

Essas propriedades fazem do tomilho um grande aliado na prevenção e cuidado da saúde do coração, além de fortalecer o sistema imunológico e combater os radicais livres, pois é fonte de antioxidantes.

O tomilho pode ser consumido como chá, adicionado fresco ou seco em preparações doces e salgadas. As ervas aromáticas combinam bem com carnes vermelhas, sopas, caldos, cremes e legumes.

Para uso tópico, o tomilho alivia picadas de insetos e ajuda a combater a acne, pois a planta possui propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e antissépticas.

O tomilho também é bom para o sistema respiratório, atuando como expectorante e tônico.

plantar tomilho

Como plantar tomilho?

Saber como plantar tomilho corretamente não é difícil, basta seguir as dicas a seguir.

  • O tomilho pode ser cultivado a partir de sementes ou de mudas produzidas pela divisão de touceiras e estaquias;
  • Outra opção mais simples e rápida é optar por mudas prontas compradas em uma loja de jardinagem ou, até mesmo, em um supermercado;
  • O cultivo de tomilho a partir de sementes é o mais trabalhoso e demorado, porque o tomilho em forma de semente é difícil de encontrar e as plantas adultas raramente dão sementes;
  • O corte é a maneira mais fácil e segura de obter novas mudas de tomilho. Simplesmente corte um galho de uma planta adulta saudável e mergulhe o galho em um recipiente com água. Quando você notar cerca de cinco centímetros de raízes aparecendo, plante em outro local;
  • Como plantar tomilho em vaso também não é difícil, ao plantar tomilho em vaso, separe vasos sem drenagem e vasos com drenagem. Use seixos e cobertores de jardim para garantir a drenagem adequada. Misture o solo com areia e/ou uma pequena quantidade de calcário. Adicione as mudas, finalize com o restante do solo e pronto. Exponha o vaso ao sol e regue com moderação todos os dias até que esteja completamente “cheio”. Assim que as plantas estiverem enraizadas no vaso, regue apenas quando o solo estiver seco.

Como cultivar tomilho?

O tomilho é uma planta rústica muito fácil de cultivar. No entanto, para cultivar tomilho com sucesso, é importante entender suas características. Portanto, preste atenção em como cultivar tomilho corretamente:

  • Solo ideal

O tomilho prefere solos secos e arenosos, uma característica comum no Mediterrâneo. Para obter o solo ideal para o tomilho plantio, recomenda-se adicionar um pouco de calcário ou areia ao solo. Esta composição também facilita a drenagem.

A fertilização do tomilho deve ser feita apenas uma vez por ano, de preferência no outono. Uma boa opção de fertilizante para o tomilho é o húmus de minhoca e a torta de mamona.

Como o tomilho planta é resistente, não requer muitos nutrientes e cresce bem em solos pobres.

  • Luz

O tomilho, como quase todas as ervas, precisa de luz para crescer e se desenvolver. Isso significa que você deve colocar seus vasos de tomilho em um local que receba, pelo menos, quatro horas de luz solar direta por dia.

Quanto à temperatura, o tomilho não é muito exigente. A planta pode crescer bem em climas frios e quentes, de 4ºC a 24ºC.

plantar tomilho

  • Rega

Tomilho não é um grande fã de água. A planta prefere solo seco ao solo úmido, por isso é aconselhável sempre verificar os níveis de umidade do solo, antes de regar o tomilho novamente.

Regue apenas quando perceber que o solo está seco. Os intervalos de rega tendem a ser menores durante os dias mais quentes do ano, enquanto durante os meses de outono e inverno, você só pode regar seus vasos uma vez por semana.

Na dúvida, não deixe de fazer o teste do dedo e tocar o chão para sentir a umidade. Se seus dedos ficarem sujos, é um sinal de que você ainda pode esperar mais um dia antes de regar o tomilho.

  • Tempo de colheita

Em média, o tomilho pode ser colhido de 60 a 90 dias após o plantio, a partir de mudas. No caso de semeadura, esse tempo aumenta para um máximo de 120 dias.

O tomilho pode ser colhido conforme necessário, removendo um ou dois ramos de cada vez, ou colhido em grandes quantidades na primavera, deixando apenas os brotos jovens para proteger e sustentar o novo crescimento. Esta colheita encoraja uma produção maior e mais rica.

Raminhos de tomilho devem ser secos. Faça isso amarrando galhos em pequenos buquês e pendurando-os em um local fresco, seco e arejado. Vale lembrar que o tomilho seco é mais aromático e delicioso do que o fresco.

Depois de todas essas dicas de como plantar tomilho, prepare a sua horta e faça grandes colheitas!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *