Dia dos Namorados

Como combinar vinho com comida

4.9/5 - (9 votes)

Essa é uma dúvida frequente de quem gosta de comprar vinho de forma amadora.
Se você tem dúvida em como combinar o vinho com comida, você veio ao lugar certo. Aqui traremos diversas ideias que irão te surpreender.
Embora pareça difícil, combinar vinho com alimentos não é tão complicado.

🍷Como combinar cerveja com comida

🍷Almoço dia dos namorados

🍷Jantar dia dos namorados

Como sugestão preliminar, defina qual será o vinho a ser degustado. Foque no sabor que mais te agrada, e assim será mais fácil de começar sua harmonização.

Algumas pessoas têm preferência pelo vinho suave, outras pelo vinho seco, podendo variar também de tinto, para branco, verde, e rosé. O importante é agradar o seu paladar.

Melhores combinações de vinho com comida:

  • Pinot Noir: este vinho é perfeito para acompanhar pratos com cogumelos e trufas. Os pratos podem ser pensados de acordo com a preferência de cada pessoa. Um risoto de cogumelos

, ou até mesmo um macarrão

  • Chardonnay: este vinho é perfeito para combinar com peixes ricos em gorduras, que podem ficar ainda mais saborosos com molhos marcantes.

  • Espumantes: esta é a melhor opção para combinar com comidas salgadas. Para harmonizar com os espumantes, queijos com sabores marcantes são uma ótima pedida, como gorgonzola, gouda, provolone e brie. Os espumantes trazem a sensação de frescor, e pode ser adaptável ao sabor de sua preferência.

Para acompanhar os espumantes, uma opção incrível também são as massas, cujos recheios podem variar de acordo com a sua preferência.

  • Cabernet Sauvignon: para este tipo de vinho, a harmonização é perfeita com carnes vermelhas que fiquem bem suculentas. O ponto que sugerimos para essa harmonização ficar ainda melhor é o mal passado. Geralmente os grandes restaurantes recomendam as carnes de Filé Mignon ou de Cordeiro. Essa combinação pode ficar ainda melhor se acompanhada de molho de ervas frescas.

  • Sauvignon Blanc: este vinho em específico harmoniza muito bem com pratos frescos e molhos azedos, como é o caso dos carpaccios

Outra combinação infalível para esse prato são os peixes e frutos do mar

  • Rosé: este é o vinho mais procurado no momento, e geralmente exigem para sua apreciação um bom queijo, ou uma massa, como uma pizza de queijos

Além de optar por uma boa pizza com queijos, uma combinação perfeita para esse vinho é o fondue. Com frio ou sem frio, um fondue é sempre uma boa pedida, e é muito fácil de ser feito, por isso é uma escolha muito rentável.

  • Pinot Grigio: este vinho combina com peixes de sabor mais leves e saladas bem elaboradas

É conhecido normalmente por harmonizar muito bem com as opções oferecidas na culinária japoensa, por isso, se você não curte muito tomar um saquê, essa opção pode ser uma alternativa muito viável.

  • Malbec: estes vinhos são mais encorpados, e por isso pedem uma presença marcante, como molhos agridoces e que misturam esse sabor adocicado ao apimentado. Um agridoce de pimenta pode ser uma boa pedida. Ou até mesmo um barbecue se for mais fácil. As carnes para essa opção devem ser preferencialmente brancas, como o frango, e a carne de porco.

  • Espumante Moscatel: este espumante é bastante consumido no Brasil, e combina mais com as comidas doces do que com as comidas salgadas. Conhecido por harmonizar mais com as sobremesas, o Moscatel combina com doces marcados por frutas, como um cheesecake

Se você preferir um doce um pouco mais leve após a sua refeição, a salada de frutas também harmoniza muito bem com esse vinho.

Além dessas opções, uma outra sugestão que é muito queridinha é a de frutas em caldas, geralmente o figo é o mais pedido

  • Syrah: este vinho, por ter um sabor um pouco mais azedo do que os outros, pede um prato apimentado para harmonizar. É comum a presença deste vinho em ambientes como hamburguerias artesanais, onde os ingredientes dos hambúrgueres são selecionados, e deixam registrada a marca de pimenta, e muitas ervas.

  • Merlot: este vinho tem como traço marcante sua harmonização com molhos escuros, como o molho madeira por exemplo. Optar por um filé mignon ao molho madeira pode ser uma opção viável para quem gosta de combinar um merlot à um bom prato

Gostou do nosso artigo com Inspirações de como combinar vinho com comida? Então salve esse artigo na sua pasta de Dia dos Namorados do Pinterest e não se esqueça de compartilhar com aquela amiga que também está precisando de ajuda para escolher o cardápio.

PatriciaBitencourt

Recent Posts

Itens para Cesta de Café da Manhã: Monte Presentes Personalizados

Você sabia que a maioria das pessoas prefere presentes personalizados em vez dos genéricos? Pensando…

13 horas ago

Kit Café da Manhã: Surpresas Matinais para Diversas Ocasiões

Imagine acordar com um delicioso kit café da manhã, com uma harmoniosa mistura de gostos…

2 dias ago

Bandeja de Café da Manhã para Aniversário Infantil: Surpreenda com Mimo

Imagine a alegria no rosto de seu filho quando acordarem com uma bandeja de café…

3 dias ago

Mesas de Café da Manhã: Inspiração para Montagens Deliciosas

Imagine criar opões de mesas de café da manhã como uma tela em branco pronta…

4 dias ago

Melhor Café da Manhã: Sabores e Nutrição em Destaque

Imagine acordar com o rico aroma de café recém-coado e um prato de panquecas fofas…

5 dias ago

Mesa de Café da Manhã Simples e Bonita: Desfrute com Estilo

Imagine começar o seu dia em um ambiente tranquilo, com a luz suave da manhã…

6 dias ago

This website uses cookies.