Decorar um quarto de menina pode ser bastante desafiador. Foi-se o tempo em que as meninas se contentavam com alguns itens de decoração e com uma parede cor de rosa. Hoje encontramos muitas cores, tons, subtons e personagens diferentes.
O que levar em consideração na hora de decorar o quarto
Apesar de parecer óbvio, é muito importante levar em consideração os gostos e também a idade da menina antes de decorar o quarto.
Os quartos de bebê mais tradicionais ainda funcionam muito bem. Esse por exemplo é bem cor de rosa, porém não pesa.
Perceba que ainda temos alguns detalhes em cinza, amarelo e até em verde, para quebrar um pouco a monotonia. O tapete é um charme a parte.
Depois que elas crescem um pouco, o colorido pode ser uma boa opção. Perceba que esse quarto é bem colorido e bem diferente dos quartos tradicionais que vemos por aí, mas nem por isso deixa de ser feminino. É o tipo de decoração que traz autonomia para a criança.
A cama fica numa altura boa que a criança pode subir e descer sozinha, sem medo de cair. A mesinha e a cadeira baixas também permitem a liberdade.
Perceba que os brinquedos também ficam acessíveis em um cesto, o que permite que a própria criança pegue os seus brinquedos e até os guarde depois de usar.
E nem preciso dizer nada do charme que é essa poltroninha cinza, né? Maravilhosa.
Para meninas um pouco mais velha, o simples funciona muito bem e a combinação de rosa com cinza traz essa simplicidade sem pesar na mão.
Um quartinho organizado, limpo, com um design mais clean mas que é a cara da infância.
A parede cinza não deixa o rosa cansativo e os amigurumis da prateleira são realmente um show à parte. Tenho certeza que esse seria o quarto dos sonhos de muita menina na faixa dos 6 anos.
Conforme elas vão crescendo, o rosa deixa de ser tão interessante assim e conseguimos ousar um pouco mais. Esse quarto, por exemplo, é o modelo ideal de quarto para meninas na faixa dos 12 anos e da pré-adolescência. Essa é uma fase em que algumas brincadeiras ainda são permitidas, mas que o quarto já precisa começar a ficar mais com cara de mocinha.
As cores dão um ar divertido ao quarto sem infantilizar demais, que é o que as meninas menos querem nessa faixa etária.
Já na adolescência precisamos prestar ainda mais atenção na personalidade e gostos da menina. Enquanto algumas ainda vivem num mundo cor de rosa e querem quartos de princesa, outras já querem uma decoração mais ousada.
Outro tipo de decoração que faz muito sucesso entre as meninas adolescentes é o quarto tumblr, que já é um quarto que foge um pouco das decorações tradicionais mas que também é muito bonito e pode ser explorado.
Móveis para decoração de quarto infantil menina
Além de pensar na decoração em si, também é importante focar nos móveis, que além de trazer beleza também devem ser funcionais e pensado de acordo com a idade e com a fase em que a menina está.
Por exemplo, em um quarto para crianças pequenas, o ideal é colocar móveis que as crianças consigam usar sozinhas, como por exemplo uma cama montessoriana e cadeiras baixas.
Algumas mães ainda gostam de usar até mesmo guarda roupas adaptados para que a criança consiga se vestir sozinha.
Outro ponto interessante é que conforme a criança cresce, se torna ainda mais importante colocar no quarto uma escrivaninha ou ter um espaço dedicado ao estudo, onde ela poderá fazer suas tarefas e estudar para as provas.
Gostou das nossas dicas de decoração de quarto infantil para menina? Então compartilhe esse post com as suas amigas e não se esqueça de salvar as inspirações na sua pasta do Pinterest.
Deixe um comentário