Aprenda como fazer jogo de tabuleiro de papel

4.7/5 – (3 votes)

Os jogos de tabuleiro possuem fama mundial e histórica, pois são uma das formas de diversão mais antigas que existem. Quando a pandemia do novo coronavírus chegou, muitas pessoas redescobriram esses jogos e começaram a utilizá-los como principal forma de passar o tempo. Algumas até aprenderam como fazer jogo de tabuleiro de papel.

Alguns jogos de tabuleiro podem ser um pouco mais caros do que outros, o que acabou colaborando para que algumas pessoas quisessem aprender a como fazer jogo de tabuleiro de papel. Além disso, fazer o próprio jogo aumenta a diversão como também é uma forma de criar um jogo que seja bom e adequado para toda a família jogar junto. 

E se você também deseja aprender como fazer jogo de tabuleiro de papel para poder criar um junto com a sua família para se divertirem em uma animada noite de jogos, neste artigo vamos dar algumas dicas para você aprender como fazer jogo de tabuleiro de papel.

3 dicas para você aprender como fazer jogo de tabuleiro de papel

É preciso ressaltar que elaborar um jogo de tabuleiro do início envolve muito mais do que apenas diversão. Também é uma forma de exercitar a mente e desenvolver mais sua própria criatividade. Veja abaixo algumas dicas de como fazer jogo de tabuleiro de papel do início.

🎲Hora da diversão: descubra como fazer slime

🎲Pega vareta de garrafa pet: passo a passo para a criançada se divertir

🎲Brinquedos fácil de garrafa pet: recicle e ainda entretenha as crianças

Tenha em mente utilizar alguns princípios de jogos modernos já existentes

Existem alguns critérios que são sempre levados em consideração na hora de fazer um atrativo e inteligente jogo de tabuleiro por empresas que fabricam estes tipos de jogos, os quais você também pode utilizar para fazer com que seu jogo de tabuleiro tenha uma excelente mecânica. Esses critérios são:

  • Regras básicas e descomplicadas: elabore regras que sejam de fácil entendimento e que consigam ser aprendidas rapidamente. Mas não faça regras bobas, crie algo inteligente e atrativo;
  • Não faça partidas de longa duração: para não tornar o jogo monótono e cansativo, elabore-o de forma que as partidas tenham duração de 30 a 40 minutos;
  • Um jogo em que todos participem o tempo todo: não faça um jogo em que, em algum momento, alguém terá que sair, crie algo que permita que todos joguem até o final da partida; 
  • Crie um jogo de habilidades, não de sorte: elabore uma dinâmica de jogo onde seja necessário pensar e usar a inteligência, e não que dependa apenas da sorte de um jogador tirar 6 no dado;
  • Capriche na estética: crie um jogo com um visual muito atraente e com artigos que envolvam os jogadores na história do jogo.

Pense em que consistirá o jogo antes de começar a fazer

Após ter pensado em todos os critérios acima, pense agora em como será o jogo em si: se será um jogo de mistério, um jogo de habilidades matemáticas, um jogo que envolverá curiosidades do mundo ou no que mais você estiver pensando. 

Vá anotando todas as ideias em um papel, juntamente com as regras que você está pensando em impor ao jogo e aos artifícios que irá usar (cartas, dados, peões e etc). Assim fica mais fácil visualizar o jogo como um todo antes de colocá-lo no papel. 

Crie um protótipo e vá aperfeiçoando

Agora que você já pensou no que irá consistir o seu jogo e já elaborou todas as regras, é hora de criar um protótipo do jogo e ir testando até que ele fique 100% satisfatório para você e para sua família. Assim que ele estiver exatamente como você deseja, basta reunir todos e se divertir com o seu próprio jogo de tabuleiro!

Hora de começar a criar!

Agora que você já aprendeu como fazer jogo de tabuleiro de papel, está na hora de usar a imaginação e criar o seu próprio jogo de tabuleiro!

Gostou do nosso artigo sobre jogo de tabuleiro de papel? Então salve esse artigo na sua pasta de Dicas de como construir coisas no Pinterest e não se esqueça de compartilhar com as amigas que também gostam de ideias para construir brinquedos!


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *