Conheça o artesanato de tricotin e aprenda como fazer

4.7/5 – (3 votos)

As peças artesanais vêm ganhando cada vez mais lugar dentro das casas brasileiras, e um dos novos queridinhos do momento é o artesanato de tricotin, que virou uma verdadeira febre desde que surgiu!

As peças feitas utilizando a técnica de tricotin são muito versáteis e possuem um enorme poder decorativo, podendo ser utilizadas para decorar paredes de quartos, salas, móveis e para decorar ocasiões especiais como chás de bebê, festas de aniversário e festas de casamento, por exemplo.

O fato é que a popularidade do tricotin é tanta que cada vez mais pessoas estão buscando aprender essa técnica de artesanato para agregarem a decoração de suas casas de forma personalizada. 

Além do mais, o artesanato de tricotin é tão versátil que as mais diversas peças artesanais podem ser feitas utilizando essa técnica como brinquedos, nomes, formatos de animais, chaveiros e lembrancinhas para festas.

Pensando nisso, neste artigo você irá aprender mais sobre o que é o artesanato de tricotin e como fazer essa técnica simples e linda de artesanato. 

O que é o tricotin?

Apesar do tricotin ser uma técnica de artesanato bastante popular, ainda existem pessoas que não conhecem essa técnica e por isso acabam ficando por fora das maravilhas que o artesanato de tricotin pode proporcionar.

O tricotin é uma espécie de ponto de tricô que utiliza um arame moldável para dar formas fixas as peças que serão confeccionadas, ou seja, você pode deixar a peça com o formato que desejar, desde nomes até formatos de animais e brinquedos. 

A técnica do tricotin também pode ser chamada de i-cord ou rabo de gato, mas independente de como escolher chamá-la, essa técnica permite que você solte a imaginação e crie várias peças únicas no formato que desejar.

Além disso, aprender a técnica de fazer tricotin é muito simples, como você verá no passo a passo mais abaixo, sendo assim, você não só poderá criar peças únicas para decorar sua casa, mas também pode se aperfeiçoar e começar a vender peças artesanais de tricotin.

Além de ser um excelente exercício para a mente, fazer tricotin para vender é uma excelente forma de conseguir renda extra ou você também pode adotar o artesanato de tricotin como sua renda fixa. 

🧶DIY: Sousplat de crochê: gráficos, tutoriais e passo a passo

🧶Como fazer tapete em crochê de barbante quadrado – com gráficos

🧶Peseira para decorar a cama – Inspirações e como fazer

Como fazer o artesanato de tricotin?

Agora que você já sabe tudo que precisa saber sobre o tricotin, está na hora de aprender como fazer esse artesanato lindo que está conquistando cada vez mais pessoas em todo o mundo.

Materiais

  • Tear de tricô manual com quatro ganchos;
  • Linha de tricô;
  • Moldes de letras (ou de qualquer outra peça que deseje fazer);
  • Agulha de crochê ou de tear;
  • Arame moldável.

Passo a passo

  • Passe cuidadosamente a linha por dentro do tear;
  • Com a linha, circule os ganchos um por um e vá repetindo esse processo;
  • Com o polegar segure a linha que excede a base do tear;
  • Com a agulha, passe os pontos debaixo dos ganchos para a parte de cima do tear;
  • Puxe a linha que está dentro do tear;
  • Repita todo esse processo passando os pontos de baixo para cima;
  • Faça isso até formar o tricotin do tamanho que você deseja;
  • Corte a linha que está sobrando e insira o arame no tricotin que você formou;
  • Molde na letra ou no desenho da peça que você escolheu e pronto. 

Muito fácil, não é verdade? Agora você já pode fazer o seu próprio artesanato de tricotin, seja para vender ou para decorar os ambientes da sua casa de forma simples, linda e personalizada.

Independente do motivo, o artesanato de tricotin vai conquistar seu coração!

Gostou do nosso artigo sobre artesanato de tricotin? Então salve esse artigo na sua pasta de Artesanato no Pinterest e não se esqueça de compartilhar com as amigas que também gostam de artesanato!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *