A profissão de influencer digital surpreendeu a todos nos últimos anos, principalmente pelo seu crescimento repentino. O que antes era feito por grandes veículos de comunicação, divulgação em grandes mídias e outros canais, agora pode ser feito por uma pessoa com um celular.
Apesar de ser uma tarefa relevante para as empresas e de grande importância para o marketing digital, ainda não é visto como uma profissão por muitas pessoas em nossa sociedade. E isso é comum, como tudo que é novo ou “incomum”.
A visão que muitos possuem é de que para trabalhar é preciso ser através de profissões tradicionais, como se tornar um médico, um advogado, professor, etc. Mas, o que o mercado digital tem nos mostrado é que é possível ter uma profissão de várias outras formas – que irão exigir do profissional da mesma forma.
Mas, afinal, o que faz um influencer digital? A seguir, vamos conhecer mais detalhadamente essa profissão da atualidade e o que é preciso para ingressar neste mercado. Confira!
O que faz um influencer digital?
O influencer digital é o profissional responsável pela criação de conteúdos no meio virtual com o intuito de influenciar outras pessoas.
Existem influencers em vários nichos, ou seja, com públicos e mercados diversos. Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de praticar atividades físicas, se alimentar bem e ter uma vida saudável, certamente poderá seguir algumas influências digitais sobre o assunto.
Pense bem nas pessoas ao seu redor que te influenciam, aqueles perfis conhecidos no Instagram, no YouTube ou até mesmo em podcasts.
Todos os conteúdos que eles produzem geram um impacto em seus seguidores, o que acaba influenciando a opinião deles. E isso é o que as empresas têm utilizado para gerar resultados.
Hoje, ter um influencer promovendo a sua marca é uma das maneiras mais certeiras de alcançar bons resultados no mercado digital. Você pode ver que grandes empresas, como a Americanas, A PlayStation e várias outras, contam com esses profissionais.
Uma agência de marketing digital também pode precisar de influenciadores digitais se ela atua com redes sociais e com marketing de influência!
Como se tornar um influencer digital?
Se tornar um influencer digital, hoje em dia, é uma tarefa mais fácil do que se imagina. Mas, claro, é preciso ter criatividade e se permitir estar presente no meio digital – afinal, sem isso não é possível gerar impacto.
Para começar, você precisa ter um número considerável de pessoas te acompanhando. E isso pode começar pequeno, influenciando seu grupo de amigos, familiares, até ir alcançando mais público até se ver preparado para oferecer seus serviços a empresas.
Mas, se você realmente quer se destacar e obter bons trabalhos, procure inovar em seus conteúdos. Com o aumento de pessoas neste mercado, a ideia é se manter original e interessante para as grandes marcas.
Tipos de influencers digitais
Além de ser possível estar presente em vários nichos, também existem diversos tipos de influencers digitais. Confira quais são:
Celebridade
Os influencers digitais que já são celebridades, às vezes pelo crescimento no meio virtual ou por trabalhos como atriz/ator, escritores renomados, etc. Esses costumam realizar ações voltadas para grandes marcas, mas também podendo contribuir para a divulgação de novos empreendedores – geralmente, através da entrega de presentes, produtos para testes, etc.
Apesar de haver um alcance alto, a relevância pode ser prejudicada por já serem grandes personalidades e falarem para um público muito variado – impedindo a definição de um nicho específico.
Por exemplo, uma empresa de moda fitness pode até fechar um trabalho com uma celebridade, mas possivelmente terá um retorno baixo tendo em vista que nem todo o público dessa pessoa tem interesse nisso (ou como investir).
Autoridade
O influencer digital na categoria autoridade é um excelente investimento quando o intuito é converter em vendas. Eles costumam ser especialistas em um determinado assunto, contribuindo para uma audiência mais segmentada.
O engajamento é alto, mesmo tendo um público mais reduzido ao comparar com uma celebridade.
Jornalista
Aqui temos um influencer digital que está presente nos meios de comunicação, incluindo fora das telas. Ele possui certa autoridade, podendo falar de temas relevantes e sobre uma variedade de pautas.
Ele terá relevância de acordo com o nível de engajamento gerado com o tema, podendo acabar prejudicando esse retorno se for uma pauta fora do interesse de seus seguidores.
Influencers locais
Por último temos os influencers locais, que são aqueles mais voltados para a região em que vivem. Costumam ter uma boa relevância local, mas não é interessante para grandes empresas que buscam uma visão mais ampla por todo o Brasil (ou até mesmo do exterior).
São profissionais que podem engajar muito bem e gerar bons retornos para lojas da própria cidade ou regiões próximas, divulgar promoções e participar de lançamentos e inaugurações.
Apesar de terem relevância e reconhecimento, estão em um nível limitado.


Deixe um comentário