Intolerância à lactose: como conviver com esse problema?

Rate this post

Embora os médicos estimam que 70 por cento da população brasileira possuem intolerância à lactose, a maioria dessas pessoas não sabem desse problema. A maioria das pessoas acham que intolerância à lactose está envolvido apenas no consumo de leite, mas na verdade, muitas outras coisas estão envolvidas.

 

Uma coisa interessante a ser levada em conta, é que a intolerância não é uma condição permanente. Muitas pessoas adquirem a condição durante a infância, mas com o tratamento adequado o problema pode ser resolvido, sem ser levado para a fase adulta.

 

Já outras pessoas adquirem a intolerância à lactose na fase adulta, principalmente durante a velhice, onde o corpo não consegue digerir de forma adequada as enzimas do leite e seus derivados.

 

Pode ser um desafio ter que lidar com a intolerância, principalmente para crianças, pois a maioria das coisas que atraem as crianças, são derivadas do leite. Como chocolate, sorvete, mingau, queijo e o próprio leite.

 

Mas é possível conviver com a intolerância. Se você tem esse problema, pode procurar o tratamento médico adequado para a sua condição e adaptar algumas coisas no seu dia a dia, para não deixar de consumir o que você gosta de comer.

O que é intolerância à lactose?

De forma natural, o nosso corpo consegue digerir o açúcar presente no leite, conhecido como lactose. Essa digestão ocorre por meio de uma enzima de digestão chamada de lactase. No entanto, pessoas com intolerância à lactose possuem deficiência na produção dessa enzima e não conseguem digerir a lactose de forma adequada.

 

A lactose está presente no leite in natura e também nos derivados do leite. Coisas como queijo, iogurte, requeijão, sorvete, chocolate e qualquer coisa que tenha leite na composição podem prejudicar pessoas que possuem intolerância à lactose.

 

Algumas pessoas confundem a intolerância com alergia a lactose. Mas essas condições são diferentes uma da outra.

 

Como mencionamos, a intolerância a lactose é um problema que ocorre por causa da deficiência da enzima que digere a lactose, dessa forma, podemos considerar a intolerância lactose como um problema digestivo.

 

Já em quem possui alergia a lactose, ocorre um problema que está relacionado às defesas do corpo. Pois na alergia a lactose o corpo rejeita as proteínas do leite, pois o corpo considera essa proteína um inimigo para o corpo.

intolerância à lactose

Quais os sintomas de intolerância à lactose?

Como a intolerância à lactose é um problema no sistema digestivo, os sintomas da condição também estão relacionados ao sistema digestivo. Pessoas que possuem intolerância à lactose e consomem leite ou derivados, podem sentir desconforto abdominal, cólicas, vômito e diarreia.

 

Além disso, como consequência desses problemas, a intolerância à lactose também pode causar assaduras e hemorroidas, visto que devido à fermentação as fezes podem ser mais ácidas do que o normal.

Como cuidar da intolerância à lactose?

A primeira coisa a ser feita por alguém que acha que possui intolerância à proteína do leite, é procurar ajuda médica. Um profissional capacitado vai analisar o quadro geral da situação e fazer alguns exames laboratoriais para diagnosticar a intolerância à lactose de forma exata.

 

Depois do diagnóstico é provável que no primeiro momento o médico indique uma mudança drástica na dieta, cortando todos os alimentos que contenham lactose. Além disso, o médico também pode passar alguns suplementos e medicamentos para estimular a produção de lactase no organismo, para que o paciente, possa com o tempo, voltar a consumir leite e derivados.

intolerância à lactose

O que você pode fazer para conviver com intolerância à lactose

Durante a dieta restritiva, você não precisa se privar totalmente de tudo o que você gosta. É claro que você não vai consumir alimentos com lactose, principalmente se o seu médico te indicou parar de consumir esses alimentos.

 

No entanto, existem muitos alimentos que podem substituir o leite e derivados. Por exemplo, se você gosta de consumir requeijão no café da manhã, você pode consumir requeijão de kefir, pois pessoas que possuem intolerância lactose conseguem digerir esse produto.

 

Por mais que seja difícil, você pode sim adaptar a sua vida para lidar com a intolerância à lactose e viver de forma saudável, sem deixar de consumir os alimentos que você gosta.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *