Tudo sobre técnica quilling

4.7/5 – (3 votes)

No mundo do artesanato existem diversas técnicas que podem ser usadas para produzir artigos de decoração, bijuterias, presentes e muito mais! Uma dessas técnicas é a técnica quilling, que ficou esquecida por um tempo, mas está ressurgindo aos poucos.

 

Objetos feitos à mão estão sendo cada vez mais valorizados, visto que são produtos únicos e ricos em detalhes. Além disso, trabalhar com artesanato pode ter um efeito terapêutico, para quem pratica alguma técnica.

 

Uma forma de artesanato que tem conquistado muitas pessoas é o quilling. Essa técnica já existe há muito tempo e possui seus momentos de esquecimento, mas também muitos momentos de glória e destaque.

 

Hoje vamos te ajudar a conhecer um pouco mais da técnica quilling e vamos te dar algumas dicas, para você começar a colocar em prática esse tipo de artesanato.

O que é a técnica quilling?

Artesanatos feitos em 3D estão cada vez mais em alta, pois são realmente peças lindas e com efeitos incríveis. O quilling é um tipo de artesanato 3D feito apenas com papel e cola.

 

O quilling consiste em enrolar tiras coloridas de papel para formas espirais e realizar colagens que dão um efeito fantástico para várias peças.

 

Muitos trabalhos podem ser realizados com essa técnica. Coisas como quadros, caixas, convites, painéis de festa e até mesmo bijuterias podem ser ornamentadas com a técnica quilling.

Como o quilling surgiu?

A origem da técnica é bastante incerta! Algumas pessoas dizem que surgiu na China antiga, já outras dizem que surgiu na Europa. Mas o fato é que essa é uma técnica muito antiga.

 

Na Europa, o quilling era usado para fazer quadros de figuras sagradas no XXIII, mas com o tempo foi se popularizando entre as jovens burguesas da época, com o objetivo de ornamentar móveis e caixas. Podemos dizer que virou um hobby bem popular.

 

Hoje em dia, o quilling é usado por pessoas de todas as classes, principalmente pela facilidade de conseguir os materiais necessários para realizar a técnica.

 

Embora não seja muito conhecido no Brasil, o quilling está conquistando o seu espaço por aqui e ganhando o coração de muitas artesãs.

🧶Bordado com fita em vagonite: dicas e tutorial passo a passo com vídeo

🧶Conheça o artesanato de tricotin e aprenda como fazer

🧶Bandeja de pérolas: passo a passo para fazer e decorar sua casa

Onde usar essa técnica para fazer artesanato?

O quilling pode ser usado em qualquer superfície que aceite a cola como forma de aderência. Sendo assim, em caixas, quadros, objetos, convites e até mesmo colares de brincos podem ser feitos com aplicações de quilling.

 

Na verdade, onde a sua criatividade permitir, você pode usar a técnica quilling para conseguir um efeito 3D incrível em suas ornamentações.]

Que tipo de papel é usado para fazer quilling?

Qualquer tipo de papel pode ser usado para fazer aplicação de quilling. No entanto, papéis com gramatura acima de 80g são mais fáceis de serem modelados. Além disso, para conseguir um efeito completo, é importante que o papel seja colorido dos dois lados.

 

Você também pode reciclar papéis para fazer aplicações de quilling. Revistas são uma ótima opção para fazer isso.

Materiais para fazer quilling

O quilling tem se popularizado em muitos lugares, principalmente por não precisar de tantos materiais para que o trabalho fique bem feito. Você só vai precisar basicamente de papel, cola branca e tesoura.

 

Algumas pessoas que estão em um nível mais avançado da técnica, usam fitas de cetim para proporcionar ainda mais elegância para o artesanato.

Dicas para iniciantes da técnica

As aplicações da técnica quilling são muito fáceis de serem feitas, mas existem algumas dicas que podem facilitar ainda mais o seu trabalho. Você pode imprimir alguns desenhos em um papel, para guiar a sua aplicação. Além disso, usar um palito de madeira, pode facilitar o trabalho de enrolar as tiras de papel.

Gostou do nosso artigo sobre técnica quilling? Então salve esse artigo na sua pasta de Artesanato no Pinterest e não se esqueça de compartilhar com as amigas que também gostam de técnica quilling.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *