Os ácaros geralmente são os vilões de alergias respiratórias, mas eles também podem ser os vilões das lavouras de café, pois são a principal praga dos cafezais. O ácaro vermelho no café pode causar muitos estragos e prejuízos para os produtores de café.
Se você identificou que os ácaros vermelhos são criaturas que danificam seus pés de café, pode estar se perguntando o que são essas minúsculas criaturas. Afinal, esses pequenos insetos parecem destruir plantas com intenções muito ruins.
Embora essas pragas sejam pequenas em tamanho, elas podem causar sérios danos às folhas e aos frutos do café. Se você já viu as manchas e a descoloração que eles podem causar, sabe do que estamos falando.
Mas não tenha medo, você pode lidar com essas pragas. No entanto, antes de fazer isso, é importante aprender sobre o ciclo de vida dessa praga e entender melhor como elas prejudicam as plantas. Depois de saber um pouco mais, você pode descobrir a melhor forma de controlar o ácaro vermelho no café.
Hoje vamos te ajudar a descobrir mais informações a respeito do ácaro vermelho, você vai conhecer o inimigo para descobrir a melhor forma de lidar com ele.
O que são ácaros?
Embora você possa chamá-los de insetos, os ácaros não são insetos. Eles estão mais intimamente relacionados às aranhas com suas oito patas e falta de antenas.
No entanto, você pode não conseguir ver todos esses recursos porque os ácaros são muito pequenos. Os ácaros adultos têm menos de duas polegadas de comprimento e os mais jovens são ainda menores. Isso significa que são difíceis de ver a olho nu. Para ter uma visão melhor dessas pragas, seria melhor usar uma lupa como auxílio para a sua visão.
Existem centenas de espécies diferentes de ácaros. Algumas dessas espécies se alimentam de apenas alguns tipos de plantas e outras são menos exigentes. Enquanto algumas espécies prosperam em climas mais frios, a grande maioria se reproduz e se alimenta quando o clima está quente.
Um dos tipos mais comuns dessas pragas é o ácaro vermelho. Este ácaro se alimenta de mais de 200 espécies de plantas e é uma praga importante para uma variedade de plantas ornamentais e agrícolas. Ele prospera em climas quentes, especialmente em áreas empoeiradas e durante períodos de seca. Além disso, o ácaro vermelho ama plantações de café e por isso é uma das principais pragas dos cafezais.
Como o ácaro vermelho pode prejudicar a plantação de café?
Devido ao tamanho minúsculo dos ácaros, você provavelmente vai enxergar os danos da praga, antes de enxergar o próprio ácaro vermelho no café.
Os ácaros possuem em suas bocas alguns tubos sugadores que usam para sugar o conteúdo líquido das plantas. Dessa forma eles acabam consumindo os nutrientes das plantas e deixando alguns pontilhados marrons, vermelhos ou amarelos nas folhas das plantas.
Mas além disso, o ácaro vermelho no café também pode prejudicar os frutos da planta, prejudicando a produção do cafezal. Existem alguns relatos de perda de até 75% da produção da lavoura por causa do ácaro vermelho no café.
Dessa forma, se você possui uma grande ou pequena plantação de café é importante ficar atento para não sair prejudicado na batalha contra o ácaro vermelho.
Como eliminar o ácaro vermelho no café?
Muitos produtores acabam saindo prejudicados na luta contra os ácaros vermelhos, isso acontece principalmente, porque a maioria deles opta por usar inseticidas como primeiro recurso para eliminar os ácaros vermelhos.
Isso pode ser muito prejudicial, pois usar inseticidas como primeiro recurso, pode acabar também com a população de insetos que fazem bem para as plantas e até ajudam a acabar com os ácaros. Além disso, os ácaros vermelhos podem criar facilmente resistência a inseticidas e saírem mais fortalecidos dessa briga.
Sendo assim, a melhor forma de controlar o ácaro vermelho, é por controle biológico. Você pode soltar alguns predadores naturais na sua lavoura para que eles possam eliminar os ácaros vermelhos da plantação.
Mas a melhor forma de lidar com o ácaro vermelho no café é prevenindo a presença desses insetos na sua lavoura. E você pode fazer isso também pelo controle biológico com os insetos amigos das plantações.
Deixe um comentário