Cacau 100% natural

Cacau 100% natural – perfeito para a saúde das crianças

Rate this post

O cacau 100% natural trata-se de um dos alimentos mais saudáveis do mundo, por isso mesmo é perfeito para as crianças, inclusive os bebês.

Logicamente, estamos nos referindo à versão totalmente natural do produto, sem ser aquela presente no chocolate industrializado, que é rico em açúcar e tem um valor nutricional menor.

Mas como fazer a inclusão desse alimento natural na dieta da criança?

O cacau 100% natural, que é um alimento de origem vegetal, tem altas quantidades de nutrientes que são realmente essenciais e perfeitos para a saúde da criança, então é importante colocá-lo de maneira recorrente na alimentação.

Neste conteúdo, iremos mostrar como é que funciona esse alimento e como você pode começar a colocá-lo na dieta do seu filho. Vamos lá!

Quais são os benefícios principais do cacau?

A primeira coisa sobre a qual precisamos falar é quais os benefícios que o cacau 100% natural proporciona para a saúde, de forma geral.

Esse alimento ajuda a manter os níveis da pressão arterial sob controle, normalizando-os e diminuindo quaisquer riscos do desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

Além disso, esse é um alimento com altos níveis de ácidos graxos insaturados, tanto mono quanto poli, e isso tem um impacto importante na saúde.

O próprio ácido esteárico, presente no cacau e que é saturado, transforma-se em ácido oleico quando chega ao intestino, ajudando a regular assim os níveis da microbiota intestinal, tornando o ambiente positivo.

O cacau natural ainda é fundamental por conta com micronutrientes considerados essenciais para as crianças, caso do fósforo, do magnésio e do potássio, que tem um papel incrível no desenvolvimento infantil.

Ele ainda ajuda a prevenir quadros de anemia, o que faz dele muito importante para crianças que tenham esse tipo de problema.

Cacau 100% natural

Qual o momento certo de introduzir o cacau na alimentação da criança?

A introdução do cacau 100% natural na alimentação do bebê deve começar depois que o mesmo completa o seu primeiro aniversário.

A partir desse período, é possível fazer a inserção de alimentos naturais que não sejam o leite materno na dieta das crianças.

Com 1 ano para cima, o organismo dos pequenos já tolera bem o cacau natural, mas é fundamental que você comece sempre oferecendo o novo alimento em quantidades pequenas.

Dessa forma, é mais difícil que o pequeno rejeite o alimento, por conta do seu gosto mais forte, e não queira mais consumi-lo no futuro.

Lembre-se também que aqui estamos falando sobre a versão realmente pura do cacau, ao invés daquelas preparações que são solúveis e comerciais, como os achocolatados.

A versão natural não conta com açúcares nem com adoçantes artificiais que podem impactar a saúde do bebê.

Assim, a dica é que você sempre procure um produto que seja o mais natural possível, como aquelas versões orgânicas, que permitem um alimento puro e que não prejudica de forma alguma a saúde dos pequenos.

Além disso, você vai ter a certeza de que todos os nutrientes desejados estarão presentes no alimento.

Como o cacau tem um valor calórico alto, mesmo sua versão mais natural, é preciso cuidado para que a criança não faça o consumo dele em excesso.

Confira: Tipos de Florais de Bach.

Entenda a melhor hora para se oferecer o cacau a uma criança

Uma questão comum para os adultos é sobre qual seria a melhor hora para oferecer o cacau 100% natural para a criança.

A dica é sempre que o alimento seja previamente dissolvido ou em um mingau de cereal ou ainda misturado junto ao leite em uma mamadeira.

Um outro ponto importante é que você sempre pode fazer outras misturas para poder permitir à criança adaptar-se ao sabor do alimento para que não o rejeite, como misturar com alguma fruta, por exemplo.

Seja como for, evite colocar no alimento misturado com o cacau qualquer tipo de produto industrializado, como açúcar cristal ou ainda adoçantes, por exemplo.

Isso pode acabar fazendo com que você perca o valor nutricional do alimento, o que fará com que ele seja nada mais do que uma caloria vazia.

Começar com pequenas porções não é importante só por conta das calorias, mas também do gosto, para que a criança possa ir adaptando-se ao sabor mais forte que possui o cacau.

Conclusão

Como visto, o cacau 100% natural trata-se de um dos mais poderosos alimentos em termos nutricionais, sendo muito benéfico para a saúde, inclusive para bebês e crianças, sendo possível administrar o alimento a partir de 1 ano.

Neste conteúdo, mostramos a você o que é o cacau natural, quais os benefícios do consumo desse alimento, de forma geral, bem como a maneira certa de administrá-lo na alimentação da criança. O que achou do texto de hoje falando sobre o cacau 100% natural, um alimento que é perfeito para a saúde dos pequenos? Veja mais no Conversa de Comadre.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *