Saber como plantar alecrim compensa porque fazendo adequadamente, tem alecrim o ano inteiro. O benefício de colher o alecrim o ano todo é que, além de ser delicioso e aromático, consumir alecrim traz benefícios à saúde.
Estudos mostraram que o extrato de alecrim pode impedir a replicação das células cancerígenas, inibindo o crescimento do tumor. Outras pesquisas sugerem que o óleo essencial de alecrim pode melhorar a memória.
Quem sabe como plantar alecrim também ajuda as abelhas, pois as flores do alecrim são uma importante fonte de alimento para elas.
Um único alecrim pode atingir dois metros de altura e viver até dez anos. Ele é uma planta nativa da região mediterrânea da Europa, trazida para o Brasil pelos europeus. O alecrim pertence à família de plantas Lamiaceae e vem do latim ros marinus, que significa “orvalho do mar”.
Passo a passo de como plantar alecrim
Saber como plantar alecrim é mais fácil do que a maioria das pessoas imagina. Por ser uma planta tolerante à seca, o alecrim pode ficar até três dias sem regar em locais secos e rochosos. O principal requisito para saber como plantar um alecrim é o espaço. Vasos pequenos de alecrim podem até durar um pouco e facilitar a colheita, porém, o alecrim em canteiros ou vasos grandes se desenvolve melhor.
- Encontre sementes, mudas ou galhos
A maneira mais fácil de cultivar alecrim é através de mudas. Mas também é possível começar com galhos e sementes. Você sabe como plantar muda de alecrim? As mudas podem ser compradas em mercados de plantas ou você pode encomendá-las de conhecidos que as cultivam em grande escala.
Caso não encontre mudas, tente encontrar uma forma de cortar os galhos (tocos) de dez a quinze centímetros. Se não encontrar nenhuma dessas opções, tente comprar sementes. Quanto mais vigorosas as mudas de origem, melhor será seu plantio de alecrim.
- Prepare um ambiente adequado
O alecrim é um pouco resistente à seca, mas não à temperaturas extremas. O alecrim, geralmente, pode ser cultivado em regiões temperadas e tropicais com luz solar direta e baixa umidade. Evite áreas com excesso de água e chuva.
- Mantenha o solo bem úmido apenas no início
Caso opte por desenvolver estacas, retire os primeiros três centímetros de folhas para evitar que apodreçam, pois essa será a parte que será enterrada. Se puder, plante estacas na primavera, que é a melhor época. Portanto, mantenha o solo úmido até o enraizamento – alguns meses em áreas com invernos amenos e cerca de um ano em áreas mais frias. Deixe as mudas no viveiro até serem transplantadas para um solo argiloso arenoso, bem drenado e com pH neutro ou alcalino baixo.
- Forneça espaço
Para cultivar alecrim e ter sucesso, deixe de 80 cm a 1 m de espaço entre as plantas. Ao transplantar as mudas, faça furos de 15 x 15 cm e adicione 1 kg de 200 gramas de composto.
- Reduza a rega e a poda ao longo do tempo
Quando as mudas começarem a crescer, regue com menos frequência e mantenha o solo levemente seco. O alecrim não tolera solo úmido, portanto, a irrigação deve ser escassa. Embora a poda não seja necessária para a saúde da espécie, é aconselhável aparar alguns centímetros dos galhos na primavera para manter a forma da planta.
- Colheita
O alecrim pode ser colhido 90 dias após o plantio. No entanto, o ideal é esperar até o segundo ou terceiro ano de prática, quando os pés já estão bem desenvolvidos. Na primavera, escolha os ramos maiores e, por fim, corte de 5 a 7cm, tamanho que não afetará o desenvolvimento da planta. Se colher duas vezes por ano, deve ser colhida uma vez no outono, na metade superior do alecrim, e uma vez na primavera, 50cm acima do solo.
Benefícios do alecrim
Também conhecida como Erva da Alegria, seus óleos essenciais são benéficos para a produção de neurotransmissores responsáveis pela saúde. É amplamente utilizado como agente aromatizante no ambiente devido ao seu cheiro agradável, que realça o sabor de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães.
Esta erva é considerada uma excelente erva porque contém substâncias biologicamente ativas. Folhas secas ou frescas de alecrim são usadas para preparar chás e tinturas. A parte de floração é usada para produzir óleos essenciais.
- Combate tosse, gripe e asma
Por ser um estimulante, o alecrim é usado para controlar a tosse e a gripe, além de combater as crises de asma. Graças às suas excelentes propriedades expectorantes, o alecrim também pode eliminar a tosse com catarro.
- Equilibra a pressão arterial
Esta planta medicinal também é uma boa amiga para tratar a hipertensão devido às suas propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.
- Ajuda a tratar dores reumáticas e hematomas
Uma solução natural para o reumatismo que pode ajudar a aliviar a dor é usar uma compressa de alecrim. Você pode aplicar o alecrim em óleos naturais ou essenciais. Também é ótimo para tratar entorses e contusões.
- É diurético e auxilia na digestão
O alecrim é rico em minerais como potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão destas vitaminas e minerais é benéfica para a perda de peso através de um efeito diurético. O chá de alecrim tem propriedades digestivas e diaforéticas que podem aliviar os sintomas de indigestão. Além disso, ajuda a limpar o fígado.
- Reduz gases intestinais
Uma dose diária de chá ou tintura de alecrim reduz os gases intestinais, fonte de irritação para muitos, e tem um efeito carminativo.
- Combate o estresse
O alecrim é conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, aumentar o fluxo sanguíneo e estimular o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações estressantes.
- Tratamento de hemorroidas
Para o tratamento oral de hemorroidas inflamadas, consumir tintura de alecrim por dez dias pode ser eficaz.
- Reduz o mau hálito
Uma tintura diluída com água é usada em enxaguantes bucais para prevenir o mau hálito, úlceras na boca, estomatite e gengivite.
- Tratamento do couro cabeludo
Indicado como fortalecedor do couro cabeludo, como anticaspa e para prevenir a queda de cabelo.
Com todas essas informações, você saberá como plantar alecrim e conhecerá os seus inúmeros benefícios. Assim, descobrirá que essa planta alegra a alma e cura o corpo!
Como plantar um galho de alecrim?
Coloque cada galho em um pote de terra com 2/3 de areia grossa e 1/3 de musgo. Coloque o frasco em um local ensolarado, mas não sob luz solar direta. Regue os galhos, regularmente, e mantenha-os em um local quente até que criem raízes, o que pode levar cerca de três semanas.
Como se faz plantio de alecrim?
Procure por sementes, mudas ou galhos. Depois, prepare um ambiente adequado e mantenha o solo bem úmido apenas no início. Forneça espaço e reduza a rega e a poda, ao longo do tempo.
Tem que podar o alecrim?
O alecrim é uma planta resistente que não requer muitos cuidados, então, você não deve ter problemas com podas pesadas. Além disso, o procedimento não precisa ser realizado mais de uma ou duas vezes por ano.
Quanto tempo demora para crescer o Alecrim?
Após noventa dias, o alecrim está pronto para ser colhido e apreciado.
Deixe um comentário