A decoração vintage é um modelo muito em alta entre os jovens que que admiram peças antigas, e também entre pessoas de mais idade que desejam ter uma partícula do passado em casa.
Para ambas as situações é necessário saber mesclar os itens decorativos e estruturas das casas modernas a peças antigas e demais elementos que remetem ao vintage. Nesse processo, além de ser necessário garimpar móveis na casa da avó ou em lojas de usados, também é ideal investir em outras coisas, tais como as estampas, cores e texturas que componham a decoração.
Neste artigo apresentaremos ideias e dicas para decorar seu quarto. Fique ligado!
Quarto vintage
Muitas pessoas falam sobre o vintage, mas afinal, o que de fato é isso?
Bom, vamos explicar. O vintage é tudo aquilo que faz referência a décadas passadas, ou seja, elementos que remetem aos anos 20, 30, 40, 50 e 60, podendo entrar dentro desse quesito as decorações, mobílias, roupas e acessórios.
Sendo assim, a decoração vintage se refere a mobílias e decorações dessa época. Muitas pessoas podem ter como referência a casa dos avós ou residências no campo, modelos que remetem muito a isso são as tradicionais camas com estrutura de ferro, ou então as estampas floridas.
De fato, esse é um estilo muito bonito e que pode agradar o gosto de pessoas que gostam de peças antigas, os românticos e também os leitores. Quando bem planejada a estética faz muita referência a livros, grandes romances e contos de época.
Veja os melhores modelos de cama box.
Decoração de quarto vintage
Veja opções de escultura de parede.
A decoração vintage é uma opção charmosa, que deixa o ambiente elegante, luxuoso e romântico. Com foco no estilo vitoriano, o modelo oferece mais personalidade e emoção, dando a sensação que aquele local já fez parte de muitas histórias.
O melhor é que você pode ter como referência a década passada com a qual melhor se identifica, tendo isso como base, já é possível dar vida ao quarto, abusando nas cores, mobílias e itens decorativos que se adequam à época desejada.
Como decorar um quarto vintage
Uma grande vantagem do vintage é que você pode aproveitar muitas peças antigas, seja da casa dos avós, daquela senhorinha sua vizinha que está desapegando de algo e das lojas de antiguidades. Muitas dessas peças costumam sair mais barato do que os móveis modernos que são fabricados atualmente, isso porque alguns precisam de uma reforma, outros podem ser encontrados para doação e ainda tem aqueles que só estão abaixo do preço pelo tempo que ficaram parados.
A decoração de quarto vintage exige atenção e cuidado na seleção de elementos, os modelos da mobília e itens decorativos, além das cores, implicam muito para que esse efeito seja atingido. Para saber exatamente como escolher os itens corretos, veja a seguir alguns dos principais elementos que não podem faltar na decoração e saiba como fazê-la da melhor forma:
Cama vintage para quarto
há três modelos de camas vintage que dão toda diferença na decoração, sendo elas em estilo vitoriano, a com cabeceira de ferros finos e redondos geralmente com formatos retos na vertical ou em espirais; a cabeceira com estofado de veludo e pregas que a deixam com um design mais luxuoso; e por fim a cabeceira com madeira maciça;
Abajur vintage para quarto
o abajur vintage é um modelo que se assemelha a um frasco de perfume, onde o seu corpo costuma ser cromado e ter muitos detalhes minimalistas, no topo há uma camada de vidro ou plástico meia lua que cobre a lâmpada e é vezes maior que o corpo;
Armário vintage quarto
esses armários são feitos de madeira, contendo apenas portas e gavetas. A superfície na maioria das vezes apresenta detalhes com linhas minimalistas da decoração vitoriana. No geral as cores predominantes são os tons vibrantes, verniz ou a própria coloração natural da madeira;
Escrivaninha vintage para quarto
a escrivaninha costuma ter muitas gavetas e detalhes nas pernas que remetem aos designers antigos. O mesmo acontece com as penteadeiras, entretanto essas acompanham o espelho e costumar ter detalhes minimalistas que a deixam mais romântica, sendo recomendado apostar no estilo vitoriano;
Quadro vintage para quarto
apostar em quadros com imagens de cidades, artistas, cenários, jornais e escrituras da época escolhida é uma boa opção, preferencialmente tais devem possuir uma coloração envelhecida;
Cortina vintage quarto
antigamente era muito utilizado cortinas de renda, aquelas com diversas camadas de tecido e as estampas floridas;
Parede de quarto vintage
os tons pastéis são as melhores cores para quarto, mas se você gosta de cores, pode fazer uma parede única com uma tonalidade vibrante ou aplicar um papel de parede na mesma, preferencialmente florido;
Espelhos vintage para quarto
os espelhos possuem belas molduras com formatos diversos, linhas e detalhes minimalistas que o deixavam ainda mais atrativo e rico. As cores de destaque são os tons vibrantes e os metalizados.
Ideias de quarto vintage
Gostar da decoração vintage, mas não saber ao certo que rumo tomar para iniciar essa repaginada pode ser um problema. Agora que você já conhece um pouco mais sobre os elementos que podem agregar na decoração, fique tranquila, pois separamos diversas ideias de quartos vintage que podem te inspirar e ajudar na escolha do seu.
Quarto vintage romântico
O quarto vintage romântico é um modelo clássico e que geralmente está presente na casa das vovós. Essa decoração tem como foco principal as cores claras, incluindo o branco e tons pastéis, além disso, as flores também se tornam um elemento muito característico.
Nesse caso aposte em móveis brancos, preferencialmente aqueles que possuem texturas e formatos de espirais, tais podem ser facilmente encontrados em lojas de móveis usados como mobília vitoriana. Uma das peças fundamentais nesse caso é a penteadeira, esse móvel remete muito aos tempos antigos, quando pessoas da realeza penteavam seus cabelos em frente ao espelho emoldurado na pequena mesa com gaveteiros. O item pode ser facilmente encontrado em lojas de móveis usados ou em lojas virtuais.
Quarto vintage azul
O azul é uma tonalidade que por si só já faz muita referência ao vintage, então montar um quarto seguindo essa paleta de cores pode ser uma boa opção. Nesse caso, evite os tons intensos e vibrantes, preferindo sempre os mais opacos, tal como o azul pastel ou azul petróleo. Contudo, apostar em diversos tons de azul tende a deixar o quarto mais dinâmico e minimalista. Veja alguns tons que não podem faltar:
- Azul pastel;
- Azul safira;
- Azul petróleo;
- Azul índigo;
- Azul abeto;
- Azul marinho.
Essa tonalidade faz a combinação perfeita com mobílias beges, então não tenha medo de investir nessa cor. O azul remete a simplicidade, por isso, móveis com menos detalhes e texturas são os mais recomendados, ao invés disso invista em acessórios, tais como enfeites, quadros e almofadas decorativas. Pode ser uma decoração propícia para casas de campo ou litorâneas.
Quarto vintage colorido
O quarto vintage colorido certamente é um paraíso para pessoas criativas, alto astral e que estão com um pé no mundo artístico. Além disso, o modelo também é o mais fácil de montar, isso porque você não precisa seguir uma regra clara de cores ou elementos, e sim, saber combinar os tons.
Nesse caso, se sinta livre para adquirir aqueles móveis vintage com cores alegres e vibrantes que podem ser facilmente encontrados em lojas de móveis usados. Mas se você já tiver algum item em casa que queira aproveitar, pintá-lo com tinta spray ou envelopar a peça na cor desejada também funciona.
Veja quais são as melhores combinações de cores vintage, que além de lindas, também podem ser encontradas com facilidade:
- Roxo, laranja e azul petróleo;
- Amarelo, azul petróleo e rosa magenta;
- Vermelho e amarelo;
- Azul turquesa, rose e amarelo;
- Amarelo, lilás e azul turquesa;
- Laranja, rosa magenta, amarelo e azul turquesa.
Esses são apenas alguns exemplos para servirem como inspiração, contudo, combine suas cores da forma como preferir e esteja de acordo com seus gostos.
Quarto vintage moderno
O quarto vintage moderno é próprio para aquelas pessoas que amam o vintage, mas não deixam de lado a modernidade. Iniciando pelas cores, preto, cinza e branco são as melhores opções, uma vez que as tonalidades frias e opacas fazem mais referência a tudo que é moderno. Mas afinal, onde aplicar essas cores? É simples, basta você investir em móveis clássicos e vintage, mas que estejam dentro dessa tonalidade, principalmente preto.
O preto exala luxo, mobílias antigas nesse tom parecem mais caras e clássicas. Além disso, você também pode incluir elementos em prata, caso esteja utilizando o cinza na decoração. Ou o dourado, se o restante for composto apenas de preto e branco.
Os tons metalizados ficam ótimos no varão de cortinas, molduras de quadros, porta canetas e demais elementos. Algo que pode remeter o vintage sem tirar a modernidade é revestir uma parede única com papel de parede florido, seguindo a mesma paleta de cores.
Além disso, quadros ou pôsteres com escrituras, fotos e artistas antigos são excelentes para compor a decoração, principalmente quando impressos em papel envelhecido ou preto e branco.
Deixe um comentário