Conviver com intolerância à lactose não é fácil. Se privar de comer coisas que você gosta que contenha leite ou derivados pode ser desafiador. Mas existem alternativas que podem te ajudar a conviver melhor com esse problema.
Se você tem intolerância à lactose, sabe como é um desafio ter esse problema. Mas a boa notícia é que existem atualmente, muitos produtos que são fabricados sem a lactose. Você pode buscar essas alternativas para poder ter uma vida mais satisfatória e não precisar abrir mão das coisas que você gosta.
No entanto, a desvantagem desses produtos é que eles podem custar mais caro. Dessa forma, você pode fazer suas próprias adaptações para poder consumir o que você gosta.
O que é intolerância à lactose?
Intolerância à lactose é um problema intestinal causado pela má digestão do açúcar do leite. Com essa condição o corpo não produz em quantidade necessária as enzimas que quebram a lactose. Sendo assim, a lactose não pode ser digerida de forma adequada.
Quando pessoas que possuem intolerância à lactose consomem leite ou derivados, elas podem ter alguns sintomas bem desconfortáveis. Alguns sintomas da intolerância à lactose são dor e desconforto abdominal, diarreia e vômito.
O tratamento da intolerância à lactose deve ser feito com orientação médica. O profissional médico vai passar uma nova dieta para o paciente, bem como alguns suplementos e medicamentos que ajudam na produção de enzimas para digerir a lactose.
Qual a diferença de intolerância à lactose a alergia a lactose?
Muitas pessoas acham que intolerância à lactose e alergia a lactose são a mesma coisa, mas existe uma grande diferença nessas condições. Como mencionamos, a intolerância à lactose é um problema que ocorre no trato digestivo, devido a baixa produção de enzimas que o corpo produz.
Já a alergia à lactose é um problema que acontece no sistema imunológico do corpo, pois o corpo vê de forma equivocada a lactose, e entende que a lactose é prejudicial. Dessa forma, o corpo tenta expulsar a lactose quando a pessoa com alergia consome.
Receitas de intolerância a lactose
Se você possui intolerância à lactose, é importante mudar a sua dieta, para que não haja problema. Para isso, você precisa pensar e aprender receitas que não possuam leite e derivados. Para te ajudar com isso, veja a seguir algumas receitas sem lactose para você encaixar na sua dieta.
Requeijão de kefir
O queijo e o requeijão são derivados deliciosos do leite, mas se você tem intolerância à lactose, não pode consumir esses derivados feitos da forma tradicional. Mas hoje vamos te mostrar como fazer requeijão de kefir de uma forma bem simples.
Para preparar o requeijão de kefir você vai precisar de:
- 250g de iogurte de kefir sem soro
- 2 colheres de amido de milho
- ½ colher de chá de sal
- 1 copo de leite 0 lactose
Dissolva o amido no leite e leve ao fogo até engrossar. Após engrossar, espere esfriar um pouco e leve ao liquidificador junto com os outros ingredientes. É importante que você espere esfriar para que você não mate todos os microrganismos do kefir que trazem benefícios. Depois disso, basta colocar em um pote fechado e guardar na geladeira.
Iogurte de coco
O kefir é um alimento muito versátil, mas deve ser consumido com moderação por pessoas que possuem intolerância à lactose, pois em grandes quantidades, o produto também pode fazer mal.
Para preparar o Iogurte de coco sem lactose você vai precisar de:
- 250g de iogurte de kefir sem soro
- 100 ml de leite de coco
- Açúcar a gosto
Essa receita é bem simples de ser feita e também muito rápida. Para preparar o iogurte de coco, basta bater no liquidificador o iogurte de kefir, o leite de coco e o açúcar. Depois, leve para um recipiente com tampa e deixe o iogurte armazenado na geladeira.
Essas são apenas algumas receitas que você pode fazer para consumir sem lactose, mas você pode encontrar muitas outras receitas sem lactose na internet. Você pode encontrar pão de queijo sem lactose, mousse de chocolate sem lactose, pizza sem lactose e a lista é quase infinita.
Tendo essas receitas em mente, você pode cuidar da sua saúde, sem precisar se privar das coisas que você gosta.
Deixe um comentário