O esterco é um material usado para a nutrição do solo, com o objetivo de fornecer ao solo os nutrientes essenciais para as plantas se alimentarem. A melhor forma de nutrir o solo é por meio do esterco orgânico caseiro, também conhecido como adubo orgânico caseiro.
Os adubos orgânicos são produtos naturais utilizados pelos agricultores para fornecer alimento para as plantas cultivadas. Os adubos orgânicos são benéficos no cultivo de diversas plantas. Eles aumentam a matéria orgânica no solo que, por sua vez, libera o alimento vegetal disponível para as plantas que se alimentam daquele solo.
Os adubos orgânicos permitem que um solo retenha mais água e também ajudam a melhorar a drenagem em solos argilosos. Eles ainda fornecem ácidos orgânicos que ajudam a dissolver os nutrientes do solo e torná-los disponíveis para as plantas. O adubo orgânico está sendo cada vez mais popular para a agricultura orgânica e também para uso caseiro, onde as pessoas desejam deixar o seu jardim ou sua horta caseira mais saudável.
Adubos orgânicos
É muito simples fazer adubos orgânicos. Existem muitas coisas disponíveis que você pode usar para preparar um adubo orgânico caseiro. Veja a seguir algumas coisas que você pode fazer para preparar adubo orgânico para as suas queridas plantinhas.
Esterco orgânico caseiro
A opção mais conhecida e usada de adubo é o esterco orgânico caseiro. O esterco orgânico é um material proveniente das fezes de animais, como bois e galinhas. Para preparar esse esterco, você só precisa recolher as fezes desses animais e misturar com a terra. Depois deixe o esterco curtir por alguns dias, junto com a terra.
Compostagem
Se você prefere outros métodos para preparar adubo orgânico, talvez a compostagem possa te ajudar.
Primeiro você precisa juntar por alguns dias o seu lixo orgânico. Coisas como saquinhos de chá, cascas de frutas e verduras. Depois que conseguir juntar uma quantidade considerável, coloque esses resíduos em um balde grande, acrescente folhas secas e um pouco de esterco de boi.
Vire o conteúdo do balde a cada dois dias e regule a umidade. Se estiver muito seco, acrescente um pouco de água, se estiver muito úmido acrescente mais folhas secas.
Depois de 1 mês fazendo esse processo, o material está pronto para ser usado como adubo orgânico.
Agora que você já sabe como fazer esterco orgânico caseiro e até compostagem, compartilhe essas informações com seus amigos!
Deixe um comentário