O que devemos fazer no dia de todos os santos?

4.7/5 – (4 votes)

O dia de todos os santos é comemorado na data de primeiro de novembro, mas nem sempre foi assim. 

Antigamente, essa homenagem era no dia 13 de maio, mas a fim de combater o paganismo e outras comemorações o papa Gregório III modificou o calendário e definiu uma nova data para a comemoração de todos os santos. 

Desse modo, a data de comemoração do dia de todos os santos fica no meio da festa de dia das bruxas e o dia de finados.

Quem pode ser considerado santo pela Igreja Católica?

A Igreja Católica nomeia pessoas como santas, se estas ao passarem pela vida na Terra realizaram feições milagrosas em nome de Cristo. 

Precisam necessariamente terem sido pessoas boas para quem esteve ao seu redor. 

Além disso, a pessoa precisa já ter uma fama de santidade por quem sabe de seus feitos, ou seja, já haver um tipo de veneração popular. 

Após essas vertentes, o papa é quem precisa nomear a pessoa se julgar que a mesma tem princípios de martírio e comprovação de milagres.

Com isso, se for efetivado a promulgação de santidade, o novo santo ou santa passa ser venerado pelos católicos. 

Tradições do dia de todos os santos

Uma das principais tradições que acontecia no dia de todos os santos era das crianças que saiam pelas ruas para pedir nas casas o “pão de Deus”. 

Era preciso decorar poemas e até versículos da Bíblia para impressionar os moradores da casa e conseguirem diversos alimentos, como: pães, bolachas, frutas, bolos, entre outros. 

Além disso, após retornarem às casas com muitas coisas, realizavam uma refeição com todos os familiares e logo em seguida iam visitar o cemitério e destinar flores aos parentes que já haviam partido. 

Essa tradição foi fomentada, principalmente em Lisboa, pois a cidade passou por um terremoto que assolou a cidade. Com isso, os cidadãos se solidarizam na data de primeiro de outro para dedicar a homenagem para quem partiu e orar por intercessão aos santos católicos. 

Alguns dos principais santos católicos  

A Igreja Católico já batizou diversas pessoas como santas, mas existem aqueles que ganharam mais destaque por seus feitos na Terra. 

🙇‍♀️O que é o dia das bruxas, conheça a história da festa

🙇‍♀️Dia de nossa senhora aparecida: história religiosa

🙇‍♀️Festa de dia das bruxas – como aproveitar essa festa tradicional americana

São Cosme e Damião

Esses dois santos são irmãos gêmeos que praticavam a medicina e salvaram diversas vidas. 

Um dos principais feitos, foi realizar essas atividades sem cobrar nada de seus pacientes.

São homenageados no dia 26 de setembro. 

São Judas Tadeu

Esse santo é referente às causas perdidas, pois Jesus recomendou que a interseção de pedidos e desejos fossem destinados a São Judas Tadeu. 

Seu dia é comemorado em 28 de outubro. 

Santo Expedito

Esse santo é referente às causas justas, pois se converteu à fé cristã e em um episódio com um espírito maligno optou por combatê-lo imediatamente. Com isso, ficou associado às respostas imediatas.  

Nossa Senhora de Fátima 

A data destinada à sua homenagem é no dia 13 de maio.

Foi uma das santas para quais os pedidos de intercessão da primeira Guerra Mundial foram destinadas, e após alguns dias fez uma aparição para alguns pastores. 

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida é considerada a padroeira dos brasileiros, com diversos milagres diante de sua imagem é considerada a rainha do país. 

O dia 12 de outubro é destinado a homenagear essa imagem, além disso é uma das principais na comemoração do dia de todos os santos. 

Gostou do nosso artigo sobre dia de todos os santos? Então salve esse artigo na sua pasta de Religião no Pinterest e não se esqueça de compartilhar com as amigas que também gostam de conhecer um pouco mais sobre os santos!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *