Os jardins botânicos modernos não são apenas coleções extraordinárias de plantas, são verdadeiras obras-primas da arte de jardins e parques. Combina harmoniosamente estilos e tendências, técnicas tradicionais e soluções de design moderno.
Muitos jardins conseguiram ir além das atividades científicas e tornaram-se destinos turísticos atrativos.
Os mais famosos deles são visitados anualmente por milhões de admiradores da beleza, e os melhores paisagistas não param de surpreender o público. Hoje estamos oferecendo a vocês uma incrível viagem virtual e visitar os 10 melhores jardins botânicos do mundo.
1. Jardim Botânico de Kyoto, Japão
Os jardins no Japão são verdadeiras obras de arte, um mundo de harmonia e uma incrível beleza da natureza. Cerca de 12.000 espécies de plantas crescem no Jardim Botânico de Kyoto. Este é um jardim bastante jovem para os padrões japoneses, inaugurado em 1924. Além dos tradicionais jardins orientais de íris, peônias, bambu e lótus, o Kyoto Park tem um impressionante jardim de rosas em estilo europeu e muitas outras plantas.
2. Jardim Botânico de Pequim, China
Existem muitos belos jardins botânicos na China, um dos quais é o Jardim Botânico de Pequim. Foi fundada em 1955, e hoje mais de 6.000 espécies de plantas crescem aqui, incluindo espécies raras da flora chinesa ameaçadas de extinção.
3. Jardim da Europa, ou Keukenhof, Lisse, Holanda
O Keukenhof é um incrível jardim botânico e único por estar aberto ao público apenas na primavera, quando está totalmente florido. Muitas variedades de tulipas, narcisos, orquídeas, dálias, rosas são encontradas aqui, e por isso milhares de turistas visitam todos os anos. Este jardim botânico foi fundado em 1857 e ocupa uma área de 32 hectares. Keukenhof hospeda anualmente exposições e vendas de flores bulbosas.
4. Jardim Botânico de Calcutá, Índia
Este jardim foi fundado em 1787 por um militar britânico para cultivar especiarias e outras plantas exóticas para venda. Posteriormente, transformou-se em um grande jardim botânico, no qual crescem hoje cerca de 12.000 espécies de plantas. A maior parte do jardim é mais uma floresta tropical do que um parque pomposo com paisagismo requintado, tudo é tão harmonioso aqui. É esta naturalidade que o jardim atrai muitos turistas.
5. Royal Botanic Gardens Sydney, Austrália
Este parque foi fundado em 1816 e hoje abrange cerca de 30 hectares no centro de Sydney. São 8.900 espécies de plantas coletadas aqui, assim como as árvores mais antigas da Austrália, com quase 200 anos. Há estufas, esculturas e coleções de plantas, tanto australianas quanto trazidas de outros continentes. Os Royal Botanic Gardens são muito populares entre os turistas, com mais de 3 milhões de visitantes anualmente.
6. Arboreto de Sochi, Rússia
O Sochi Arboretum foi fundado no final do século XIX e tem uma área de 49 hectares. Esta é uma combinação única de plantas subtropicais e arquitetura do parque. Há uma coleção de palmeiras, carvalhos, pinheiros, etc. O arboreto está localizado na encosta de uma montanha e sua estrutura lembra jardins franceses em terraço, e você pode chegar ao topo com um teleférico.
7. Jardim Botânico de Rouen, França
Este magnífico jardim, aberto ao público, foi fundado em 1841. Aqui está uma coleção única de flores, além de rosas, lírios, íris, plantas medicinais, existem várias estufas com plantas tropicais. O jardim botânico de Rouen tem mais de 5.000 espécies de plantas e cobre uma área de 10 hectares.
8. Royal Botanic Gardens, Kew, Londres, Reino Unido
Este jardim botânico foi fundado em 1759. Não faz muito tempo, ele comemorou seu 250º aniversário e foi incluído na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. A equipe científica do jardim inclui mais de 250 funcionários e mais de 70.000 plantas crescem em seu território. O jardim é incrivelmente popular entre turistas e londrinos, com mais de um milhão de visitantes por ano.
9. Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Brasil
Este incrível jardim, parte do qual é uma floresta natural intocada, está localizado nas encostas do Morro do Corcovado. O jardim foi fundado em 1808 sob o rei português João VI, e hoje crescem aqui mais de 6.000 espécies de plantas. Definitivamente o Jardim Botânico é um dos melhores lugares para se fazer turismo no Rio de Janeiro.
10. Jardim Botânico de Montreal, Canadá
Este jardim botânico, fundado em 1931, é talvez o mais conhecido do mundo. Graças às suas composições originais e esculturas de plantas vivas, o Jardim Botânico de Montreal tornou-se muito popular entre os turistas que visitam Quebec.
Aqui, numa área de 75 hectares, crescem cerca de 21 mil espécies e variedades de plantas. Existem várias zonas paisagísticas no jardim: um jardim chinês, um jardim inglês, um jardim de rosas, rododendros, uma estufa com orquídeas e muito mais.
Deixe um comentário