origem do carnaval

Saiba tudo sobre a origem do carnaval no Brasil

Rate this post

O carnaval é tão popular no Brasil, que até mesmo as pessoas de outros países vêm para cá nessa época do ano com o intuito de curtir a festa aqui. Por conta de toda essa popularidade e das grandes festas de carnaval que temos aqui em nosso país, muitas pessoas pensam que a origem do carnaval é brasileira. Mas na verdade, não é bem assim.

O carnaval não é originário das nossas terras, como muitas pessoas imaginam. Sua origem vem lá da antiguidade, e diferente do que muitos pensam, não é uma festa única e exclusivamente comemorada aqui no Brasil. O carnaval acontece em vários lugares do mundo, apesar do carnaval brasileiro ser o mais conhecido e considerado o melhor por muitos.

A cidade de Veneza, na Itália; Nice, na França; Oruro, na Bolívia; as Ilhas Canárias, na Espanha; a cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos da América; e também a cidade de Barranquilla, na Colômbia, são alguns exemplos de cidades que também comemoram o carnaval. Inclusive, o carnaval venezuelano também é bastante famoso e muito divertido.

Muito interessante tudo isso, não é mesmo? Então, antes de curtir a festança de carnaval deste ano de 2023, o que você acha de aprender mais sobre a origem do carnaval? Gostou da ideia? Então continue lendo este nosso artigo até o final, e veja tudo que você precisa saber sobre a origem dessa festa carnavalesca, até o momento dela chegar até o Brasil.

Origem do carnaval: como tudo começou

Para falarmos sobre a origem do carnaval, temos que voltar muitos anos no passado, na verdade, podemos voltar séculos e mais séculos, lá na antiguidade, quando o carnaval era uma festa em prol dos deuses. 

Babilônia

Na Babilônia, por exemplo, o carnaval é uma festa chamada Saceias, onde um prisioneiro era escolhido para ocupar o lugar do rei por alguns dias, tendo todas as mesmas regalias que o rei tem, porém, ao final da comemoração o prisioneiro era morto, e é claro que toda essa inversão de lugares divertia muito os nobres, então a Saceias era uma festa mais para a nobreza mesmo.

Ao mesmo tempo que o prisioneiro passava por isso, o rei também passava por certas humilhações, sendo humilhado e agredido no templo do deus Marduk, a fim de demonstrar o quanto ele era pequeno e inferior perto de um grande deus. 

origem do carnaval

Grécia Antiga

Na Grécia Antiga a comemoração do “carnaval” era um pouco diferente, e toda a população podia participar, não apenas a nobreza. A festa era uma forma de comemorar a chegada da tão esperada primavera, e eram festas regadas a muita bebida e comida.

Era uma festa bem parecida com a que ocorria no império romano, chamada de Saturnália, porém na Saturnália, além de beber e comer muito, as pessoas também usavam máscaras e participavam de vários jogos.

O carnaval e o cristianismo

A origem do carnaval citada acima, portanto, explica como essa festa começou e onde, mas não explica como ela também se tornou uma festa do cristianismo, não é mesmo? Bem, basicamente, o que aconteceu foi que o cristianismo começou a se expandir, e então o carnaval passou a ser uma festa de despedida. 

Os cristãos também passaram a comemorar o carnaval, mas como uma forma de se despedirem da carne e dos pecados, tanto que essa é uma festa que antecede a quaresma, ou seja, aquele período de 40 dias que os cristãos passam sem comer carne. Inclusive, como curiosidade, a palavra em latim “carnis” que deu origem à palavra carnaval, significa “retirar a carne”.

Algumas curiosidades sobre o carnaval

A origem da máscara no carnaval se deu em Veneza, você sabia? Os nobres as utilizavam para poder comemorar o carnaval à vontade no meio da população sem serem reconhecidos. 

Além disso, desde o início o carnaval sempre foi uma festa para que as pessoas pudessem ser outras pessoas, ou seja, homens serem mulheres, mulheres serem homens, ricos virarem pobres, os pobres virarem nobres e assim por diante.

origem do carnavalVej

A origem do carnaval no Brasil

Agora que já falamos sobre a origem do carnaval, vamos falar sobre como essa festa chegou ao Brasil. O carnaval foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses, que tinham como forma de comemoração uma brincadeira de jogar farinha, ovos e tinta uns nos outros. 

Os escravos se divertiam também, mas da sua própria maneira. Com muita música e batuques que, mesclados aos ritmos musicais portugueses, deram origem, juntos, às marchinhas de carnaval e, mais tarde, ao samba. Quando o século XX começou, jogar farinha ficou proibido, e foi aí que começou o costume de jogar confetes e serpentinas nas pessoas. 

E então, gostou de conhecer mais sobre a origem do carnaval? Então compartilhe este artigo com outras pessoas para espalhar o conhecimento. 


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *