significado do natal

Saiba tudo sobre o verdadeiro significado do natal

Rate this post

O natal é uma época do ano muito aguardada pelas pessoas, esta época traz boas energias, encontros, recomeços, renova as esperanças, enfim os adjetivos que podemos dar para essa data, pois para cada pessoa representa uma coisa, sobre o verdadeiro significado do natal.

Sabemos que o natal não é somente uma troca de presente, fazer a ceia e reunir a família e amigos, mas também estamos celebrando o nascimento do menino Jesus, muitos se esquecem do verdadeiro significado desta data tão especial e de muito significado do natal para os católicos e pessoas de fé. 

Essa data é celebrada a mais de 1.600 anos, que deve ser comemorada sempre no dia 25 de dezembro de todos os anos. A palavra natal quer dizer o local onde a pessoa nasceu. Como, por exemplo, quando dizemos “a cidade natal” significa que é o local onde nascemos, ou seja, a palavra natal representa “nascimento”.

Então, por ser uma data tão especial, devemos sempre lembrar a origem do natal e seu significado que é o nascimento daquele que deu a vida por nós. É um momento de estarmos em família e celebrarmos essa data tão especial com muita paz e harmonia, sempre respeitando uns aos outros como Jesus nos ensinou.

Por muitos e muitos anos, a data do nascimento de Jesus era comemorada em dias diferentes, pois não sabia ao certo qual era o dia do seu nascimento e foi apenas no século IV, que foi determinada pelo Papa Julius, a data do nascimento no dia 25 de dezembro.

Ainda que não existam documentos que comprovem que nascimento ocorreu neste dia, essa data foi escolhida, pois havia muitas festas pagãs que eram habitualmente feitas nesta data.

O dia 25 era o dia em que o povo romano celebrava o solstício de inverno, a comemoração era em homenagem ao Deus Sol (natalis invicti solis), esse era o momento em que os povos romanos pediam fartura. Depois de alguns anos o Deus sol, foi trocado por Mitra, no qual é um Deus da mitologia grega. 

Outra celebração que pode ter ajudado na determinação da data do natal, além dos rituais mencionados acima, é o Jól ou Yule, era uma festa feita pelos nórdicos da Era Viking, que era realizada também em comemoração do solstício de inverno. A escolha do dia 25, foi uma maneira de conseguir mais discípulos do cristianismo, usando algumas referências dos rituais pagãos. 

O verdadeiro significado do natal na bíblia, é o amor de Deus por nós, S. João 3:16-17 diz: “Deus amou de tal maneira o mundo que lhe deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Veremos abaixo mais algumas informações sobre o verdadeiro significado do natal, acompanhe aprende muito sobre essa data tão especial para pessoas do mundo inteiro. 

Símbolos: verdadeiro significado do natal

Você com certeza já deve ter usado vários símbolos de natal nesta época do ano para enfeitar suas caca, como árvore de natal, guirlandas, estrelas, entre outros, tudo isso é usado como uma maneira de celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Por isso, vamos ver alguns desses símbolos e os seus verdadeiros significados. 

significado do natal

Árvores de Natal

Esse é o símbolo mais tradicional da época de natal, ela pode ser feita de vários formatos, mas o que mais conhecemos é em forma de pinheiro (triangular), na qual representa a Santíssima Trindade. 

A tradição de levar as árvores para dentro de casa é de muitos anos atrás, mas ela só foi começar a ser usada pelos critãos por volta de 1500, pelo Martinho Lutero. Foi somente no século XX, que a América Latina começou essa tradição. Hoje em dia as árvores podem ser artificiais ou de verdade e podem ser enfeitas com pisca-picas, bolinhas, festão coloridos, estrelas, etc, trazendo significado do natal.

Papai Noel

É fato que o papai noel faz muita diferença em nossos natais, não é atoa que ele é um dos símbolos mais importantes desta data, não só as crianças, mas os adultos também ficam encantados com toda essa magia que o natal traz. 

A criação desta figura natalina foi inspirada no bispo São Nicolau, que tinha costume de ajudar os mais necessitados, sendo customizado pela igreja católica. Thomas Nast, foi o responsável por desenhar o primeiro desenho do papai noel, no fim do século XIX. 

Foi esse mesmo desenho que deu inspiração para o Haddon Sundblom, que foi quem fez o desenho do bom velhinho para as propagandas da Coca-Cola. As publicidades da marca, foi a responsável por popularizar a figura do Noel como estamos habituados a ver hoje em dia, se tornando mais do significado do natal.

significado do natal

Estrela de Belém

De acordo com o relato do Evangelho de Mateus da Bíblia, a Estrela de Belém foi a que guiou os Três Reis Magos, até o onde o menino Jesus nasceu. A Estrela de Belém na religião cristã representa a estrela-guia para a humanidade. Na árvore de natal, um dos enfeites mais tradicionais e importantes é a Estrela de Belém no topo da árvore, trazendo ainda mais  forte o significado do natal.

Qual o verdadeiro significado do Natal?

Sabemos que o natal não é somente uma troca de presente, fazer a ceia e reunir a família e amigos, mas também estamos celebrando o nascimento do menino Jesus, muitos se esquecem do verdadeiro significado desta data tão especial e de muito significado do natal para os católicos e pessoas de fé. 

Qual o verdadeiro valor do Natal?

Essa data é celebrada a mais de 1.600 anos, que deve ser comemorada sempre no dia 25 de dezembro de todos os anos. Essa é uma época do ano muito aguardada pelas pessoas, esta época traz boas energias, encontros, recomeços, renova as esperanças, enfim os adjetivos que podemos dar para essa data, pois para cada pessoa representa uma coisa, sobre o verdadeiro significado do natal em seus corações.

O que o Natal transmite?

Por ser uma data tão especial, devemos sempre lembrar a origem do natal e seu significado que é o nascimento daquele que deu a vida por nós. É um momento de estarmos em família e celebrarmos essa data tão especial com muita paz e harmonia, sempre respeitando uns aos outros como Jesus nos ensinou.

Quem inventou o Papai Noel?

A criação desta figura natalina foi inspirada no bispo São Nicolau, que tinha costume de ajudar os mais necessitados, sendo customizado pela igreja católica. Thomas Nast, foi o responsável por desenhar o primeiro desenho do papai noel, no fim do século XIX. 

Foi esse mesmo desenho que deu inspiração para o Haddon Sundblom, que foi quem fez o desenho do bom velhinho para as propagandas da Coca-Cola. As publicidades da marca, foi a responsável por popularizar a figura do Noel como estamos habituados a ver hoje em dia.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *