A páscoa é um dos eventos mais esperados pelas crianças, que não veem a hora de conseguir colocar as mãos em um delicioso ovo de chocolate, uma das coisas mais tradicionais que temos aqui. Mas sabia que existem vários significados da páscoa?
A páscoa está bem longe de ter apenas um significado, isso fica muito claro quando vemos que várias culturas diferentes e de continentes diferentes comemoravam a data do mesmo jeito.
Entendendo mais os Significados da páscoa
E hoje estamos aqui para ajudar você a compreender mais essa data, porque ela é festiva e porque ela é comemorada por tantos povos, quais os Significados da páscoa por trás do ovo e também do coelho, que são figurinhas carimbadas nele, e como a primavera também está diretamente ligado a essa história toda.
A páscoa cristã
Vamos começar então falando especificamente da páscoa cristã, como o cristianismo é a maior religião do brasil, muitas vezes esse é o mais citado, mesmo com a venda de ovos de chocolate sendo popular e não tendo nada a ver com a festa religiosa.
basicamente a páscoa para os cristãos é quando jesus ressuscitou, então é a festa de ressurreição. Apesar de existirem várias vertentes do cristianismo no Brasil, a grande maioria concorda sobre a data, incluindo os evangélicos e católicos, as duas principais vertentes.
Como dito, os ovos de chocolate não estão nessa tradição, e existem até igrejas que abolem a prática de trocar ovo de chocolate, tanto por ser uma tradição de origem pagã, quanto por ter também uma ligação muito forte com o consumismo. Seja como for, esse é um dos significados da Páscoa.
A chegada da primavera
Outra tradição que faz parte dos Significados da Páscoa é no que diz respeito à chegada da primavera. Em muitos lugares páscoa marca a chegada dessa estação, e nos tempos antigos isso tinha muito mais significado que hoje em dia.
Quando não se tinha acesso à tecnologia e a vida era diferente, a mudança de estação também mudava completamente a vida das pessoas, eles sabiam se era hora de plantar, de pescar, de caçar. E como a primavera é uma estação de fartura, as pessoas ficavam animadas.
Com isso, a páscoa muitas vezes era marcada por celebrações, onde as pessoas faziam festa para comemorar as coisas boas que a natureza iria trazer durante essa estação. Essa é uma, mas não todas as relações da páscoa com o paganismo.
A páscoa germânica
Se voltarmos mais ainda no tempo podemos encontrar outros Significados da páscoa, antes do efeito da cristianização de boa parte da Europa, chegamos na antiga Germânia, onde a primavera também tinha uma ligação muito forte com a páscoa. Nesse caso está relacionado diretamente à deusa da fertilidade conhecida como Ostara.
Ela trazia consigo o nascimento de tudo, de plantas, vegetais, novos animais e até mesmo bebês, por isso muitas pessoas tentavam engravidar nesse período de primavera naquele momento e naquele tempo.
Esse foi o costume pagão que mais rendeu frutos, e acabou se entrelaçando com a páscoa cristã, porque ambas as culturas acreditam no renascimento das coisas, um no renascimento de tudo, e o outro no renascimento do filho de deus, provando que ele era quem dizia ser.
Os símbolos da páscoa
Não podemos nos esquecer também dos mais símbolos e Significados da páscoa, que está diretamente ligada aos Significados da páscoa. Isso porque, por exemplo, o ovo é um costume que pode deixar uma pessoa confusa.
Os ovos de chocolate não são muito bons em outros países, nos Estados Unidos os ovos são cozidos e então tem as suas cascas pintadas e adornadas, bem diferente como as coisas são por aqui, com os inúmeros tipos de ovos de chocolate, recheados e trufados.
Os ovos tinham um significado especial para as pessoas do território germânico, e estavam ligados a presentes para a deusa da fertilidade e foi lá que a ideia de os pintar começou. Eles pintavam vários e deixavam como oferenda, e muitos povos acabaram absorvendo esse costume, algo que não chegou no Brasil.
Enquanto isso, os coelhos também têm um significado especial, ele é o animal que só dá as caras na primavera, passando o inverno todo escondidos em suas tocas. Quando um coelho é avistado, é o sinal de que o inverno acabou e que a primavera começou, e como ele é um animal que se reproduz muito, ele acaba sendo também um símbolo de fertilidade.
Em resumo, se você gosta da páscoa, saiba que existem muitas pessoas que gostam também e por motivos diferentes do seu, mostrando Significados da páscoa diferentes uns dos outros.
Dessa forma, entendemos que o motivo de tantos significados da páscoa tem a ver com a diversidade cultural no nosso mundo, e felizmente cada um pode curtir esse feriado da sua própria maneira.
Deixe um comentário