Vícios

Vícios vão além do álcool e drogas

Rate this post

A dependência de álcool e drogas é particularmente fatal. Mas outras substâncias ou comportamentos também podem ser viciantes. 

Estima-se que 90 por cento das pessoas tenham algo de que já não podem prescindir: chocolate, café, nicotina, jogos de azar, internet ou compras – a lista é longa. Isso nem sempre se torna um problema, mas o álcool, cigarros ou drogas em particular não vão deixar muitos dos afetados. 

Como surge os vícios? 

Vícios

Os cientistas agora assumem que os mecanismos de recompensa no cérebro desempenham um papel importante. Sistema de recompensa equivocado.

Simplificando, a dependência de uma substância ou comportamento é causada por um mau funcionamento do sistema de recompensa no cérebro. 

Coisas que nós, humanos, percebemos como positivas – um sorriso ou elogio, comer ou fazer compras – fazem com que os hormônios aumentam no cérebro como a dopamina, que nos fazem sentir felizes ou eufóricos. 

Álcool e outros intoxicantes também podem levar a essa liberação de hormônio. Se o que nos faz tão felizes é consumido regularmente, o corpo se acostuma com o aumento dos níveis hormonais e o equilíbrio hormonal no cérebro muda.

Além disso, a produção de hormônios do próprio corpo diminui, o que piora ainda mais o humor.
Saber que se precisa de ajuda e procurar uma clínica de recuperação ou centros como alcoólicos anônimos é o primeiro passo para se libertar do vício.

Veja mais em Conversa de Comadre.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *