As orquídeas precisam de umidade para se desenvolverem e florescerem, no entanto, essa mesma umidade que pode beneficiá-las, também podem prejudicá-las, propiciando o surgimento de fungos e bactérias. É por isso que as pessoas que cultivam essa espécie precisam saber mais sobre fungicida e bactericida para orquídeas.
Fornecer boa circulação de ar ao redor das orquídeas mantém a folhagem seca e as doenças afastadas, um tratamento preventivo fácil, para evitar o aparecimento de fungos em orquídea.
Mas se uma doença fúngica atacar suas plantas, você precisa usar um fungicida para nutri-las, para que elas voltem a ter saúde.
No entanto, antes de recorrer a fungicida e bactericida para orquídeas, tente procurar remédios naturais, como a canela, que pode ajudar a acabar com os fungos nas orquideas.
Além disso, é importante saber também identificar os fungos nas suas orquídeas. Para isso preparamos esse artigo que vai te ajudar a saber mais sobre doenças fúngicas em orquídeas e como usar fungicida e bactericida para orquídeas.
Doenças fúngicas em orquídeas
As orquídeas são particularmente suscetíveis a doenças fúngicas que causam o apodrecimento da raiz. Geralmente os responsáveis por esses problemas são os fungos Pythium e Phytophthora. Esses patógenos fazem com que as folhas fiquem pretas antes de morrerem.
Essas doenças fúngicas progridem rapidamente, começando com pequenas lesões escuras nas folhas ou caules. A infecção que se espalha pode matar as plantas, a menos que você as trate com um fungicida e bactericida para orquídeas em seus estágios iniciais.
Aprenda a usar fungicida e bactericida para orquídeas
A melhor forma de proteger suas orquídeas de fungos e bactérias é por meio da prevenção. Para prevenir infecções fúngicas, tente não deixar as plantas se molharem, certifique-se de que as plantas estejam secas antes do anoitecer e providencie ou coloque as plantas onde elas tenham bastante fluxo de ar ao redor delas.
Deixe o meio da orquídea secar entre as regas. Isole novas plantas por seis semanas para garantir que estejam livres de doenças antes de introduzi-las em torno das populações de plantas existentes.
Para que um fungicida e bactericida faça efeito, é importante usá-lo nos estados iniciais da infecção fúngica, por isso, fique atento às suas orquídeas e procure quaisquer sinais de problemas.
Se você optar por usar a canela como fungicida natural, você deve remover a folha ou a região que está sendo afetada pelo fungo com uma faca ou tesoura esterilizada. Aplique canela em pó nas áreas expostas onde você removeu folhas, brotos ou raízes infectadas. Você também deve tratar o tecido circundante molhando primeiro as áreas secas para que a canela adira.
Faça a mesma coisa se você optar por um produto comercial de fungicida e bactericida para orquídeas.
Gostou do nosso artigo? Então continue navegando em nosso site para mais dicas de cultivo e jardinagem!
Deixe um comentário