O mau hálito é um problema que pode estar relacionado com complicações bucais para além da falta de higiene ou escovação dos dentes.
Isso porque, outros fatores implicam nesse mau cheiro da boca e que muitas vezes pode ser um sintoma de doenças bucais.
Esse é o caso de muitas inflamações de garganta, por exemplo, que ao começarem a apresentar sintomas podem implicar em um mau cheiro na boca.
Dessa forma, se instalará nos tecidos da boca mesmo com a melhor das escovações em um paciente que tem uma boa rotina de higiene bucal, ainda mais quando esse faz uso de um aparelho de porcelana.
Sabendo disso, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre inflamações na garganta, bem como os motivos pelo qual você pode chegar a desenvolver mau hálito para que saiba formas de tratamento e prevenção.
Como descobrir se o mau hálito está vindo da garganta?
Como já mencionado anteriormente, o mau hálito é sobretudo um sintoma.
Portanto, quando um paciente acaba tendo problemas respiratórios ou até mesmo infecções de garganta, o mau hálito pode se instaurar no paciente, mesmo que ele faça uma ótima limpeza bucal.
Isso porque, nesse caso, o mau hálito provém da própria infecção, uma vez que quando há inflamação na garganta atacam as amídalas que acabam ficando inchadas e podem chegar até mesmo a produzir pus, assim como uma ferida.
Outra doença que pode ter como sintoma o mau hálito são os problemas de sinusite e rinite que estão ligados com o sistema respiratório.
Suas principais características são o acúmulo de secreção nos brônquios, que é justamente o que causa o mau odor, uma vez que é possível expulsar a secreção pela boca.
Dessa forma, caso sinta sintomas de algumas dessas doenças, é importante procurar um médico.
Porém, não só isso, busca fazer uma boa limpeza bucal, principalmente para quem possui Implante dentário, de modo a diminuir o mau odor e amenizar o hálito ruim.
Como tratar o mau hálito da garganta?
A principal forma de amenizar o mau hálito provocado por infecções de garganta é justamente buscar tratar ela.
Normalmente a cura desse tipo de problema, que costuma ser bem comum entre os brasileiros, é tomando remédios que geralmente são antibióticos.
Entretanto, muitas pessoas que apresentam esse problema de forma recorrente podem escolher uma cirurgia para a retirada das amídalas, pois, uma vez sem, não há como infectá-las novamente.
Em suma, caso esteja passando por algum problema respiratório ou infecção de garganta, e se incomode com o sintoma de halitose, é possível reforçar a escovação dos dentes.
Além de buscar pastilhas para a melhora da garganta que vão agir como anestésicos para a dor e ajudar na melhora do hálito.
Caso queira saber de outros meios de evitar o sintoma ou melhorá-lo, é válido buscar por um dentista em uma clínica odontológica, podendo ser no local de sua preferência que realize também uma cotação para informações sobre clareamento dental preço.
Como prevenir o mau hálito?
Prevenir o mau hálito é buscar prevenir uma série de problemas bucais, uma vez que, alguns deles podem provocar esse sintoma.
Dessa forma, confira a seguir algumas das doenças e situações que podem provocar mau hálito e que devem ser evitadas.
- Cáries e outros problemas dentais;
- Sujeira na língua;
- Longos períodos em jejum;
- Usar dentadura;
- Comer alimentos que pioram o hálito;
- Problemas no estômago;
- Sinusite;
- Infecção de garganta;
- Diabetes.
Vale lembrar que alguns desses problemas podem causar mais do que só mau hálito, podendo acarretar a extração dos dentes.
Nesse caso, o paciente vai precisar pesquisar por uma clínica de implante dentário.
Além de evitar contrair essas doenças, é sempre necessário reforçar a higiene bucal tomando o devido cuidado com a escovação.
Portanto, certifique-se de escovar os dentes da forma correta sempre após as suas refeições usando o fio dental e escovando a sua língua.
Isso porque, através da higiene bucal adequada, é possível evitar cerca de 90% de todas as doenças na boca que podem se desenvolver dentro dela.
Na maioria das vezes, elas são causadas por restos de alimentos presentes nos dentes, gengivas e na língua.
Além desse cuidado com a higienização da boca, é preciso sempre visitar o dentista para que o profissional possa avaliar a saúde bucal periodicamente.
Desse modo, o paciente não acaba tendo uma doença que possa ter consequências mais sérias, tendo que precisar buscar por implante dentário antes e depois.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Deixe um comentário