Todos os tipos de bromélias: como cuidar e dicas essenciais!

4.7/5 – (3 votos)

As bromélias são plantas lindas e exóticas, as quais necessitam de muitos cuidados e são sempre o centro das atenções no ambiente em que estão. E apesar de existirem várias espécies de bromélias, todos os tipos de bromélias exigem cuidados muito semelhantes.

O que mais chama atenção em todos os tipos de bromélias que existem, é a aparência única e exótica que elas têm, com suas folhas todas agrupadas em formato estrelar. Além disso, a variedade de cores das bromélias também é uma característica que nunca passa despercebida.

E se você é uma amante de todos os tipos de bromélias que existem e deseja cultivar essa planta extremamente linda em seu jardim ou para compor a decoração da sua casa, veja agora algumas dicas que você precisa ter em mente para saber como cuidar das suas bromélias de forma correta, independente da espécie.

Dicas essenciais para cuidar de todos os tipos de bromélias

Apesar de existirem vários tipos de bromélias, como já foi mencionado, os cuidados com elas são bem semelhantes. Por essa razão, as 10 dicas que serão dadas abaixo servem para te auxiliar a cuidar de todos os tipos de bromélias, indiferente à espécie que você deseja cultivar.

Regue frequentemente

As bromélias são plantas que exigem bastante água, por isso regue-as com frequência, principalmente no centro da planta. E em dias quentes, procure borrifar água em suas folhas algumas vezes ao dia. 

Exposição a luz

Bromélias com folhas mais escuras costumam precisar de mais luz do que as bromélias de folhas mais claras, contudo todas elas apreciam a luz do Sol. Porém, algumas devem ser cultivadas diretamente na sombra, com pouca exposição à luz, outras podem ficar diretamente expostas ao Sol.

Tipos certos de vasos 

Vasos feitos de barro e de cerâmica costumam manter o ambiente onde estão as plantas mais frescos, por essa razão esses tipos de vasos são os mais indicados para o cultivo das bromélias, pois elas crescem melhor em um substrato fresco. 

Adube sempre

Para garantir um melhor crescimento das flores e folhas das suas bromélias, o ideal é adubá-las a cada 15 dias, com um adubo foliar ou com adubos que são desenvolvidos especificamente para essas plantas.

Controle a temperatura

As bromélias são plantas tropicais, ou seja, apreciam um clima quente e úmido. Por conta disso, o ambiente perfeito para o cultivo das bromélias deve ser arejado, mas com temperatura entre 15º e 28º.

🌷Tipos de cactos: como cuidar e dicas de decoração

🌷Fotos e tipos de Bougainville para você se apaixonar

🌷Quais os melhores tipos de vasos para suculentas e cactos? Aprenda a montar o seu

Não utilize inseticidas

As bromélias são plantas extremamente sensíveis, por esse motivo nunca utilize inseticidas nelas para combater pragas. Para isso, você pode utilizar uma mistura de fumo diluído em água e limpar suas folhas com água e sabão de coco. Passe de maneira delicada e sem exagero.

Evite o mosquito da dengue

Para poder evitar a proliferação do mosquito da dengue e suas larvas, coloque um pouquinho de pó de café no centro das folhas que formam a estrela central da bromélia.

O solo ideal

O tipo de solo ideal para cultivar as bromélias é aquele tipo mais leve e menos compacto. E para poder obter um substrato exatamente assim, é indicado adicionar ao solo algumas fibras de coco e cascas de pinus.

Não é necessário podar

As bromélias não precisam de poda para sua manutenção ou crescimento, basta retirar folhas secas e danificadas quando houver. 

O florescimento da bromélia

As bromélias são plantas que florescem apenas uma vez em sua idade adulta, depois disso elas apenas emanam brotos em suas laterais que permitem que novas plantas sejam cultivadas.

Com todas essas dicas, todos os tipos de bromélias que você cultivar cresceram lindas e fortes. 

Gostou do nosso artigo sobre Todos os tipos de bromélias? Então salve esse artigo na sua pasta de Plantas no Pinterest e não se esqueça de compartilhar com as amigas que também gostam de plantas!


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *