vitamina d

Vitamina D: Entenda sua importância e como consumir da forma ideal!

Rate this post

A vitamina D é um hormônio esteroide que atua na saúde óssea e por isso, está relacionada com o crescimento, além de contribuir com a imunidade, massa muscular, metabolismo e atuar em vários órgãos e sistemas,  sistema nervoso central e cardiovascular. 

A principal maneira de adquirir a vitamina D é por meio da exposição solar. No entanto, de acordo com uma Pesquisa da FAPESP, no Brasil, cerca de 875 mil pessoas com mais de 50 anos apresentam deficiência de vitamina D. 

Dessa forma, muitas vezes faz-se necessária a suplementação. Isso porque a importância da vitamina D é enorme, visto que ela é responsável por preservar o sistema osteomuscular, regulando as concentrações de cálcio e fósforo no organismo

Vamos abordar neste artigo os principais benefícios de tomar vitamina D, como tomar vitamina D e também sobre o exame dessa vitamina. Veja agora a importância da vitamina D, além daquelas que já mencionamos. 

Qual a importância da vitamina D?

A vitamina D é fundamental para manter uma boa saúde dos ossos. Isso porque ela é responsável por garantir a absorção de cálcio e fósforo no organismo. Dessa forma, uma das importâncias da vitamina D é prevenir a osteoporose, principalmente em mulheres. 

Além disso, a falta de vitamina D no organismo pode gerar vários outros problemas, como doenças cardiovasculares, infecções virais e bacterianas, enfraquecimento dos ossos, doenças inflamatórias intestinais, neurodegenerativas, autoimunes e pode até mesmo provocar câncer. 

A importância da vitamina D é tão grande que para se ter uma ideia, existem receptores de vitamina D em vários órgãos e tecidos. Ela ainda atua em diversos nos tecidos e processos do nosso organismo, tais como: 

  • Produção de colágeno; 
  • Regulação do magnésio; 
  • Controle da hipertensão arterial sistêmica;
  • Controle da obesidade;
  • Prevenção de tumores, como o de mama, de próstata e de intestino, melanoma, determinados tipos de leucemia; 
  • Prevenção de doenças autoimunes. 

Agora que você já sabe a importância da vitamina D, deve estar se perguntando: Mas, como saber se a taxa de vitamina D no meu organismo está boa ou não, certo? Vamos explicar a seguir. 

Leia também: Saiba quais são as 13 vitaminas essenciais para o nosso organismo e como consegui-las

Como saber se minha taxa de vitamina D está boa?

Para saber se os níveis de vitamina D estão bons é preciso fazer um exame de vitamina D que é um exame de sangue específico para medir as concentrações. Depois de fazer o exame de vitamina D, é possível analisar o resultado para saber se é preciso suplementar ou não. 

Para a população saudável de uma forma geral, é preciso que a vitamina D no sangue seja maior que 20 ng/mL. No entanto, existem pessoas que requerem uma taxa mais elevada, como os grupos de risco como idosos, gestantes, pacientes com osteomalácia, raquitismo, osteoporose, hiperparatireoidismo secundário, doenças inflamatórias, doenças autoimunes e renal crônica e pré-bariátricos. É recomendado que essas pessoas tenham entre 30 e 60 ng/mL.

Se o resultado estiver entre 10 e 20 ng/mL já é considerado baixo. Isso significa que existe um de perda de massa óssea, além do risco de osteoporose e fraturas. Abaixo de 10 ng/mL tem um risco ainda maior e pode evoluir para possibilidade de osteomalácia e raquitismo.

Por outro lado, altas concentrações de vitamina D no sangue como acima de 100 ng/mL, também não é bom. Essas taxas podem levar a um risco de hipercalcemia e intoxicação. 

Por isso, para ter certeza de que a suplementação é necessária é sempre recomendado que busque a orientação de um profissional, para saber também como tomar vitamina D corretamente. 

Além disso, existem alguns sintomas que podem estar relacionados com a baixa concentração de vitamina D no sangue, como: 

  • Fadiga, fraqueza e mal-estar;
  • Infecções nas vias aéreas, como rinite, sinusite e resfriados frequentes;
  • Dor muscular; 
  • Dor óssea.

Mesmo sem apresentar qualquer desses sintomas, caso você não se exponha com frequência ao sol, é bem possível que haja uma deficiência. Portanto, para se ter certeza é sempre importante fazer o exame de vitamina D. 

Agora, se você já o fez e não sabe como tomar vitamina D, vamos te dar algumas dicas a seguir. Confira. 

Leia também: Benefícios dos suplementos alimentares: Saiba quais são antes de usar

Como tomar vitamina D?

Como mencionamos anteriormente, a principal forma de adquirir vitamina D é por meio da luz solar. Cerca de 10 minutos ao dia já é suficiente para obter os benefícios da vitamina D. Ou então, cerca de 20 minutos três vezes na semana também é outra forma de tomar sol para a vitamina D. 

Vale mencionar que o melhor horário para isso é entre 10h e 17h. Além disso, para que a vitamina D seja absorvida pelo organismo não pode passar filtro solar e uma boa área do corpo, como braços e pernas, precisa estar descoberta. 

Outra forma de tomar vitamina D é por meio da alimentação. Ela está presente em alimentos como peixes de água salgada, como sardinha e salmão; na carne; no ovo, no leite; em castanhas e nozes; no espinafre; no feijão e na couve. No entanto, é uma parcela bem pequena presente na alimentação. 

Leia também: Nutrição e saúde da mulher: a importância da alimentação para o bem-estar

vitamina d

Dessa maneira, caso haja necessidade de reposição, um suplemento pode ser necessário. Dessa maneira, é necessário comprar a vitamina D3 que é encontrada em comprimidos e até em gotas. Vale lembrar também que ela é uma vitamina lipossolúvel. 

Portanto, a principal dica de como tomar vitamina D nesse caso é junto de alguma fonte de gordura para favorecer sua absorção pelo organismo. 

Agora que você já sabe como tomar vitamina D e qual sua importância, listamos os principais benefícios. Confira!

Quais os benefícios de tomar vitamina D?

O principal benefício de tomar vitamina D, caso haja deficiência, é a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo. Veja abaixo outros benefícios de tomar vitamina D. 

  • Contribui com a saúde dos ossos, prevenindo a osteoporose;
  • Auxilia na saúde do coração e dos músculos em geral;
  • Ajuda na disposição;
  • Ajuda a regular as células de defesa;
  • Regula a concentração de açúcar do sangue; a deficiência de vitamina D pode interferir na resistência à insulina, podendo levar ao diabetes;
  • Favorece uma gravidez saudável;
  • Influencia a fertilidade.

Este artigo foi escrito pela Memed, uma plataforma de prescrição digital gratuita que facilita o dia a dia do médico, trazendo mais qualidade para a consulta. Além disso, também aproxima o médico do paciente com a receita digital. Quer conhecer mais sobre a Memed? Faça agora seu cadastro gratuito.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *