Como plantar camomila

Saiba como plantar camomila

Rate this post

Se tem uma flor que possui inúmeras funcionalidades, é a camomila. Chás, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos, bebidas alcoólicas e decorações são alguns exemplos de como podemos desfrutar dela. Mas você já parou para pensar em como é a planta camomila? Como plantar camomila? E como cultivar camomila em vaso? Você descobrirá isso e muito mais, acompanhe!

Como plantar camomila em casa

Na aparência, as flores se assemelham à pequenas margaridas, tornando qualquer ambiente atraente.

As duas camomilas mais cultivadas são a camomila alemã e a camomila romana. Basicamente, a diferença entre elas é que o primeira é mais ereta e, a segunda, é rastejante. No entanto, ambas são usadas ​​para o preparo de chás e outros produtos.

Confira o passo a passo de como plantar camomila em casa e, ainda, algumas dicas importantes para ajudá-lo a ter sucesso nessa tarefa. Você descobrirá que belas plantas medicinais podem, facilmente, enriquecer seu jardim.

  • Plantio

É importante saber como plantar camomila. A camomila alemã se desenvolve a partir de sementes, enquanto a camomila romana se desenvolve a partir da divisão de uma planta já em crescimento.

Primeiro, as sementes podem ser plantadas em um local ou canteiro onde a planta viverá permanentemente. No segundo caso, as mudas devem ser transplantadas quando atingirem uma altura de 2,5 a 5cm.

Faça um buraco com profundidade máxima de 0,5cm ou, simplesmente, coloque as sementes no solo e pressione para que sejam cobertas com terra. Uma a duas semanas após o plantio, você verá as primeiras mudas aparecerem.

As instruções são deixar uma distância de 30 a 45cm entre as plantas no momento do plantio. Essas dicas também são úteis para aprender como plantar camomila em vaso, jardins e floreiras

  • Clima

O clima ameno é ideal para o pleno crescimento das plantas. Então, se você mora em uma área com temperaturas mais baixas, já começou a seu favor. Além disso, se o local tiver alta umidade, melhor! Ela vai florescer mais cedo do que você pensa.

Como plantar camomila

  • Luminosidade

Ao aprender a cultivar camomila, é importante saber que a planta adora a luz do sol. Quanto mais luz natural, melhor a produção de óleos essenciais. Portanto, escolha um local que receba luz natural direta por períodos mais longos do dia.

  • Solo

A vantagem desta planta é que ela cresce bem em diferentes tipos de solos. Mas se for fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 6,8, melhor ainda! Portanto, nenhum investimento adicional é necessário para colher belas flores em um futuro próximo.

  • Irrigação

Um dos segredos para o cultivo da camomila é manter o solo úmido, mas não encharcado. Portanto, preste sempre atenção na quantidade de água que você usa ao regar. Em geral, regue 3 vezes por semana em áreas mais quentes e secas e 2 vezes por semana em áreas mais frias.

  • Colheita

As flores são colhidas quando cerca de 60% das pétalas da planta estão abertas a 180 graus. Deixe-as secar por dois dias. Depois, para evitar o desenvolvimento das larvas, use um secador para remover a umidade.

Como plantar camomilas em vaso

Escolha um vaso de tamanho médio com cerca de 30cm de altura. Pode ser de plástico ou cerâmica. No fundo dele, coloque cacos de vasos ou cascalho e um pouco de areia molhada para garantir a drenagem. Depois, adicione o composto usado para canteiro e acomode as mudas. O ideal é que elas tenham, pelo menos, 20cm de altura.

A rega adequada acomoda a terra ao redor dos torrões e permite que as raízes entrem em contato com os nutrientes presentes no local. Mantenha o solo úmido, sem encharcar, e reduza a rega no inverno.

No primeiro dia após o plantio, deixe-a à sombra para permitir que a planta comece a se desenvolver e, em seguida, leve-a para um local ensolarado. Quando as flores estiverem aparentes, colha-as, coloque-as no papel, seque-as à sombra e guarde-as em potes escuros e bem fechados. Apenas as flores são usadas para fazer o chá, produzindo uma bebida deliciosa que refresca, acalma os nervos e ajuda na digestão.

A camomila não requer poda para crescer bem, no entanto, alguns agricultores fazem a poda completa, cortando os caules da planta no início, como forma de fortalecer o possível novo crescimento. No geral, opte por não podar a camomila, pois ela crescerá saudável por completo

Benefícios da camomila

Esta pequena flor é enorme em termos de funcionalidade. A flor seca é utilizada para fazer chá, porém, em sua forma natural, pode ser utilizada em banho de assento, inalação, compressa ou pomada.

A culinária também é um nicho de muito sucesso, como tempero para frango, massas ou como tempero para bolos e doces.

O uso da camomila pode aliviar os sintomas de certas doenças. Mas não se esqueça: as plantas não devem ser a única cura. Consulte seu médico para orientação adequada. Alguns sintomas que podem ser aliviados são:

  • gastrite;
  • dor de cabeça;
  • hemorróidas;
  • feridas;
  • resfriados e sinusites;
  • diarreia;
  • má digestão;
  • cólicas intestinais e menstruais;
  • dor reumática;
  • dor muscular.

Como plantar camomila

Além de tudo isso, a camomila pode aliviar, facilmente, os sentimentos de ansiedade e insônia e melhorar a qualidade do sono daqueles que a consomem. Um estudo mostrou que pode prevenir diarréia e úlceras estomacais, além de combater células cancerígenas. Inclusive, a camomila ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, especialmente, em pessoas com diabetes.

Com todas essas dicas, você não terá dúvidas de como plantar camomila passo a passo e poderá cultivá-la com facilidade. As plantas crescerão fortes e saudáveis e, de quebra, você terá remédios milagrosos em sua casa.

Tem como plantar camomila?

Um dos segredos para o cultivo de camomila é manter o solo úmido, mas não encharcado. Portanto, preste sempre atenção à quantidade de água utilizada para regar. Em geral, regue 3 vezes por semana em áreas quentes e secas e 2 vezes por semana em áreas mais frias.

Em que mês se planta camomila?

A época, preferencial, para se plantar camomila é na primavera e no verão.

Quanto tempo leva para crescer um pé de camomila?

O correto é semear a uma profundidade máxima de 0,5cm ou pressionar, levemente, as sementes no solo. A germinação, geralmente, leva uma semana ou duas.

Quantos tipos de camomila tem?

As duas variedades de camomila mais comuns são: camomila alemã (Matricaria chamomilla, conhecida como Matricaria recutita) e camomila romana (Chamaemelum nobile ou Anthemis nobilis).


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *