Dicas de como plantar alface em vasos passo a passo

4.7/5 – (10 votes)

Todos que mantêm uma dieta saudável deveriam pesquisar dicas de como plantar alface em vasos passo a passo, pois essa folha está presente na maioria das saladas que consumimos diariamente.

Ela fica boa com diversos legumes e até frutas, por isso é importante cultivar essa planta dentro de casa, já que, além de deixar o ambiente mais verde, ainda temos um alimento orgânico sempre por perto.

Como plantar alface em vasos passo a passo?

Quando se pensa em plantação de alface, logo vem na cabeça a imagem de uma lavoura enorme com fileiras infindáveis da hortaliça.

Mas, não precisamos de uma quantidade imensa de terras para plantar alface, já que em um simples vaso, ali na varanda, podemos cultivar essa verdura tão boa para o consumo humano.

Dicas de como plantar alface em vasos passo a passo

Cuidados com a terra

Entre as principais dicas de como plantar alface em vasos passo a passo está o cuidado com o solo que deve ser de boa qualidade para o cultivo da planta. 

A melhor opção de solo é o que é composto de matéria orgânica, como restos de alimentos e turfa. Além disso, a terra deve ser bem argilosa e drenada e não deve reter muita água também.

Clima ideal

Como veremos no exemplo, a alface precisa de luz do sol, mas pode ser cultivada também em áreas mais sombreadas como em varandas cobertas que não recebem incidência solar direta. 

Devemos tomar cuidado, no entanto, quando o sol está muito forte e colocar o vaso apenas algumas horas para tomar o sol matinal.

🌿Floreiras de madeira: 5 modelos para você dar um up na decoração

🌿Como congelar marmita Fitness

🌿Comida Fitness Simples

Irrigação

Entre as dicas de como plantar alface em vasos passo a passo não poderíamos deixar de falar da irrigação, pois toda planta precisa de água e em vasos, devemos nos atentar para que o alface nunca esteja seco completamente.

Devemos manter o solo sempre úmido, pois, ao contrário das lavouras, em casa o alface não recebe irrigação da chuva.

Mas devemos sempre nos lembrar que o excesso de água também mata a planta, porque a raíz fica podre e a planta enfraquece.

Colheita

A melhor parte do cultivo do alface é a hora de colher, mas até mesmo nesse momento devemos ter atenção, pois devemos cortar as folhas quando elas atingirem a altura de 4-6 centímetros acima do talo da planta, para que ela volte a crescer novamente.

Seja alface lisa, seja crespa, seja roxa, o método é o mesmo para a colheita, pois se cortar abaixo da coroa, a planta irá morrer.

Passo a passo da plantação de alface em vasos

Citamos dicas de como plantar alface no vaso passo a passo, mas e na prática, como fazer com que a terra germine e se torne essa verdura tão consumida diariamente?

  1. Primeiramente, precisamos escolher o tipo de alface que queremos plantar já que existem diferentes tipos dessa verdura.
  2. Depois, devemos escolher um vaso com furos para escoamento a água embaixo
  3. Em seguida, acrescentamos a terra de turfa com os compostos orgânicos no vaso
  4. Logo após deixarmos uma espaço de 3 centímetros entre a superfície do solo e a borda do vaso, colocamos as sementes por baixo da terra.
  5. Por fim, regamos constantemente e mantemos o solo sempre úmido para que a semente germine.

Pronto, temos agora em casa uma planta orgânica que pode servir de acompanhamento em diversos tipos de pratos.

Essas dicas de como plantar alface em vasos passo a passo citadas aqui vão ajudar quem busca viver de uma maneira mais saudável, já que os alimentos das grandes lavouras são carregados de agrotóxicos e isso já muda o sabor daquela salada de domingo que a alface sempre está presente.

Gostou do nosso artigo sobre como plantar alface em vasos? Então salve esse artigo na sua pasta de Horta em casa no Pinterest e não se esqueça de compartilhar com as amigas que também gostam de plantar as próprias comidas!


Publicado

em

, , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *