A receita de hoje é um pouco trabalhosa, você vai ver como fazer requeijão de roça, mas eu garanto que vai valer a pena!
A parte mais difícil da receita é encontrar o principal ingrediente: leite de vaca. Para essa receita não podemos usar o leite de caixinha, que encontramos no mercado, precisamos do leite da fazenda mesmo, ainda cru (ou seja, sem ferver).
Achou o leite? Então já pode comprar aí entre 15 e 20litros, para garantir que você vai ter o suficiente e agora está na hora de aprender Como fazer Requeijão da Roça!
🍽Receita de Requeijão de Kefir
Requeijão caseiro mineiro – receita
Ingredientes
Leite de vaca cru (15 a 20l)
Manteiga (atenção, precisa ser manteiga mesmo, com margarina não fica tão gostoso).
Modo de fazer
Coloque o leite cru em uma vasilha e deixe repousando (fora da geladeira) por 1 ou 2 dias, até ele virar coalhada.
Para cada 10litros de leite coalhado, você vai precisar de cerca de 5l de leite fresco para lavar a massa. (por isso que eu recomendo que você já compre de 15 a 20l), mas se você quiser testar a receita primeiro, pode tentar fazer com metade disso, ou seja, 5l de leite coalhado e 3l de leite para lavagem da massa.
Depois que o seu leite coalhou, você vai retirar a camada da nata que fica por cima e guarde. Você vai usar essa nata para refogar a massa. Infelizmente não vai sobrar nata para fazer bolachinha rsrs.
Retire todo o soro da massa e coloque em uma panela de fundo largo. E leve ao fogo, mexendo sempre até ficar bem quente.
Vá retirando o soro e colocando mais leite fresco. O ponto é quando a massa estiver elástica, lisa e sem gosto de azedo. Coloque essa massa em uma peneira e reserve.
Agora em uma panela coloque umas 4 colheres de manteiga, acrescente a nata e deixe fritar. Agora é a hora de você decidir se você quer um requeijão mais moreninho, e com sabor mais acentuado ou se quer um requeijão mais branquinho e suave.
Se você deixar a nata fritar mais e ficar moreninha, você vai acabar com um requeijão mais saboroso e também mais escurinho. Se a sua nata ficar mais branquinha, o seu requeijão vai ficar mais suave e mais branquinho.
Fritou a nata e a manteiga? Agora jogue a sua massa na panela. Se você quiser um requeijão de corte, coloque só um pouquinho de leite e vá mexendo bem, até a massa ficar lisa, elástica e homogênea.
Se você quiser um requeijão mais cremoso, vá acrescentando leite aos poucos até ficar da textura que você quer.
Está procurando um requeijão light? É só colocar bem pouca nata e manteiga e acrescentar mais leite.
Como fazer Requeijão da roça – Vídeo
Ficou em dúvidas de como fazer essa receita? Dê uma olhadinha nesse vídeo!
Já ficou com vontade? Então tá na hora de guardar esse post para não perder a receita nunca mais! Salve na usa pasta de Receitas do Pinterest!
Deixe um comentário