Como fazer requeijão da roça (ou requeijão caseiro mineiro)

4.6/5 – (5 votes)

A receita de hoje é um pouco trabalhosa, você vai ver como fazer requeijão de roça, mas eu garanto que vai valer a pena!

Como fazer requeijão da roça

A parte mais difícil da receita é encontrar o principal ingrediente: leite de vaca. Para essa receita não podemos usar o leite de caixinha, que encontramos no mercado, precisamos do leite da fazenda mesmo, ainda cru (ou seja, sem ferver).

Achou o leite? Então já pode comprar aí entre 15 e 20litros, para garantir que você vai ter o suficiente e agora está na hora de aprender Como fazer Requeijão da Roça!

🍽Receita de Requeijão de Kefir

Requeijão caseiro mineiro – receita

Ingredientes

Leite de vaca cru (15 a 20l)

Manteiga (atenção, precisa ser manteiga mesmo, com margarina não fica tão gostoso).

Modo de fazer

Coloque o leite cru em uma vasilha e deixe repousando (fora da geladeira) por 1 ou 2 dias, até ele virar coalhada.

Para cada 10litros de leite coalhado, você vai precisar de cerca de 5l de leite fresco para lavar a massa. (por isso que eu recomendo que você já compre de 15 a 20l), mas se você quiser testar a receita primeiro, pode tentar fazer com metade disso, ou seja, 5l de leite coalhado e 3l de leite para lavagem da massa.

Depois que o seu leite coalhou, você vai retirar a camada da nata que fica por cima e guarde. Você vai usar essa nata para refogar a massa. Infelizmente não vai sobrar nata para fazer bolachinha rsrs.

Retire todo o soro da massa e coloque em uma panela de fundo largo. E leve ao fogo, mexendo sempre até ficar bem quente.

Vá retirando o soro e colocando mais leite fresco. O ponto é quando a massa estiver elástica, lisa e sem gosto de azedo. Coloque essa massa em uma peneira e reserve.

Agora em uma panela coloque umas 4 colheres de manteiga, acrescente a nata e deixe fritar. Agora é a hora de você decidir se você quer um requeijão mais moreninho, e com sabor mais acentuado ou se quer um requeijão mais branquinho e suave.

Se você deixar a nata fritar mais e ficar moreninha, você vai acabar com um requeijão mais saboroso e também mais escurinho. Se a sua nata ficar mais branquinha, o seu requeijão vai ficar mais suave e mais branquinho.

Fritou a nata e a manteiga? Agora jogue a sua massa na panela. Se você quiser um requeijão de corte, coloque só um pouquinho de leite e vá mexendo bem, até a massa ficar lisa, elástica e homogênea.

Se você quiser um requeijão mais cremoso, vá acrescentando leite aos poucos até ficar da textura que você quer.

Está procurando um requeijão light? É só colocar bem pouca nata e manteiga e acrescentar mais leite.

🍽Arroz a grega com calabresa

Como fazer Requeijão da roça – Vídeo

Ficou em dúvidas de como fazer essa receita? Dê uma olhadinha nesse vídeo!

Já ficou com vontade? Então tá na hora de guardar esse post para não perder a receita nunca mais! Salve na usa pasta de Receitas do Pinterest!

Receita de Requeijão de Corte


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Como fazer requeijão da roça (ou requeijão caseiro mineiro)”

  1. Avatar de Marli de Oliveira
    Marli de Oliveira

    Amo requeijão, muito bom a receita.Obrigada

    1. Avatar de PatriciaBitencourt

      Requeijão é uma delicia não é? Que bom que gostou da nossa receita. Quando fizer mostre o conteúdo pra gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *